28 JUN 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Circuito das Frutas: Valinhos trabalha para se tornar Destino Turístico Inteligente
Plano de ação auxiliará a nortear os projetos já em desenvolvimento e também os novos

Valinhos caminha junto com as nove cidades integrantes do Circuito das Frutas para que o polo seja considerado um Destino Turístico Inteligente pelo Ministério do Turismo. A pedido do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas, o Senac de Jundiaí, juntamente com o Conselho Regional de Turismo, entregou no último dia 21 o “Plano de Ação do Programa Destino Turístico Inteligente do Circuito das Frutas” às cidades participantes.

A Prefeitura de Valinhos, com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, atua há dois anos em diversas frentes com o mesmo objetivo. “Como gestores públicos, queremos colocar em prática esse plano, apoiando cada vez mais o crescimento do setor turístico em Valinhos, transformando nossa cidade em um Destino Turístico Inteligente, um tema desafiador e estratégico para o desenvolvimento sustentável do turismo, proporcionando as melhores experiências ao visitante e mais qualidade de vida aos moradores”, destaca a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Ela lembra que a cidade já avançou em várias etapas neste sentido nos últimos anos ao reativar o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), ao integrar o Mapa Turístico Brasileiro e ao ser reconhecida pelo Ministério do Turismo como integrante do Programa de Regionalização do Turismo dentro da região dos Circuitos das Frutas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Valinhos, José Eduardo Camargo, o diálogo entre as partes envolvidas na gestão do plano, tanto do poder público quanto da iniciativa privada, além do contínuo estudo do tema e o monitoramento das ações propostas, serão fundamentais. “Em nossa cidade atuamos para desenvolver o turismo rural, que já tem reconhecimento no estado de São Paulo como destino dos visitantes. Esse plano vem se somar às ações e nortear os projetos já em desenvolvimento e aqueles que ainda serão colocados em prática. Nossa prefeita Capitã Lucimara sabe dessa necessidade para o fortalecimento do turismo em Valinhos, que em muito pode contribuir para a geração de emprego e renda dos munícipes”, diz.

Segundo a Diretora do Departamento de Turismo, Mônica Santos, que representou a Prefeitura na cerimônia de entrega, o plano prevê ações focadas na sustentabilidade turística e ambiental, acessibilidade, qualidade de vida, mobilidade, conectividade e sinalização turística.

“A governança da região turística Circuito das Frutas trabalha para profissionalizar o setor e se tornar cada vez mais competitivo, melhorando a qualidade da estrutura turística das cidades, promovendo o desenvolvimento sustentável do destino e, através do turismo, melhorar a qualidade de vida dos moradores”, afirma Mauro de Nardi Costa, gerente do Senac Jundiaí, no documento entregue aos municípios.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024