30 JUN 2023
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
2ª Copa Agro promove integração e fomenta o esporte entre alunos da área rural de Valinhos

Depois de dois dias de jogos, times e atletas foram premiados em nove modalidades disputadas

A Prefeitura de Valinhos, por meio das secretarias de Educação e Esportes e Lazer, premiou nesta sexta-feira (30) os times e atletas vencedores da 2ª Copa Agro, que teve a participação de 96 alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s) Edina Bampa da Fonseca (Reforma Agrária), Dona Carolina de Oliveira Sigrist (Capivari) e Tomoharu Kimbara (Macuco). Além de fomentar a prática esportiva, o evento promoveu a integração e a preparação para os Jogos Estudantis de outubro.

A 1ª edição da Copa Agro foi realizada em julho de 2022. Devido ao grande interesse dos estudantes, mais quatro modalidades foram inseridas. Desta vez, alunos do 6º ao 9º ano disputaram vôlei, futsal, basquetebol, handebol, queimada, badminton, xadrez, dama e tênis de mesa. Cerca de 250 pessoas acompanharam dos alambrados os momentos mais emocionantes.

Igor de Almeida Oliveira foi um dos premiados no time campeão de Futsal, e destacou a importância da Copa Agro. “Os jogos são essenciais, principalmente nesta área rural que nem todos têm acesso a prática de esportes de qualidade e de maneira gratuita, com treinamento e premiações, além de ser um benefício a saúde e ao desenvolvimento fisico”.

Já o estudante Mayksuel Martins da Silva foi um dos ganhadores de badminton. “Eu acho muito legal que nós possamos visitar outras escolas para competir, porque além das aulas que são importantes, ainda temos esse momento de interação esportiva e lazer”, declarou.

As medalhas foram entregues pela prefeita Capitã Lucimara Godoy, que destacou a importância do esporte na formação das crianças e adolescentes. “Além de promover a qualidade de vida, estimulando bons hábitos desde cedo, o esporte é uma ferramenta fundamental no desenvolvimento, à medida que potencializa as habilidades e trabalha a disciplina, o foco e a cooperação em equipe”, disse aos atletas. “Além da 2ª Copa Agro, também inserimos neste semestre o contraturno para alunos da área rural, ampliado o acesso ao esporte”, completou.

No horário oposto ao das aulas, além de reforço escolar e prática de atividades culturais, os estudantes são levados ao Ginásio Municipal de Esportes ‘Vereador Pedro Ezequiel da Silva’ para participar de aulas de basquete, futsal masculino e vôlei feminino. O projeto começou pela área rural devido à distância maior do ginásio em comparação com as demais unidades de ensino e será ampliado.