30 JUN 2023
SAÚDE
Programa Luzes para Elas, da Prefeitura, leva assistência odontológica para mulheres com câncer
Pacientes acolhidas pelo Grupo Rosa e Amor recebem atendimento prioritário e tratamento com laser na rede municipal de saúde

A Prefeitura de Valinhos, por meio do Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde, realiza desde maio o Programa Luzes para Elas, que leva assistência odontológica para valinhenses com qualquer tipo de câncer atendidas pelo Grupo Rosa e Amor. Os objetivos são promover o acesso prioritário ao serviço odontológico, prevenir complicações bucais e controlar os efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia, contemplando as 524 mulheres assistidas pela entidade.

O tratamento para o câncer acarreta alterações bucais que podem gerar dor e desconforto extremos, além de causar diminuição das funções orais básicas, como deglutição, fala, mastigação e deficiência na nutrição, o que prejudica a qualidade de vida dos pacientes. “Por isso, o objetivo do tratamento odontológico prévio ao tratamento oncológico é tratar quaisquer alterações da saúde bucal, envolvendo dentes, gengivas e língua, e eliminar possíveis fontes de infecção local, pois a boca é considerada a origem de infecções de extrema relevância que podem comprometer a recuperação do paciente e até mesmo levá-lo a óbito”, alerta a Dra. Nayene Leocádia Manzutti Eid, diretora do Departamento de Odontologia de Valinhos.

Após ser acolhida na associação, a paciente será referenciada para a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) onde, ao informar a recepcionista que faz parte do Grupo e que realizará ou está realizando tratamento oncológico, terá agendamento prioritário para consulta com o cirurgião dentista do local. Ao ter a data agendada para o início da radioterapia ou quimioterapia, será encaminhada para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que contará com uma cirurgiã dentista com agenda específica para esse tipo de atendimento. Será iniciada então a terapia fotobiomoduladora com laser de baixa potência, um protocolo eficaz para prevenção de lesões orais.

Pacientes que já estiverem passando por radioterapia e quimioterapia e tiverem lesões na boca também podem procurar o serviço de odontologia. “O laser de baixa potência tem sido utilizado também como uma terapia eficaz no tratamento e reparação de lesões orais ativas, assim como para o alívio da dor e a não interrupção do tratamento antineoplásico. Após sessões de laser, pode ser observada cicatrização total das lesões, resultando na melhora das funções orais básicas e consequente aumento da qualidade de vida dos pacientes”, explica.

AMPLIAÇÃO DO PROJETO

Segundo o secretário de Saúde, João Gabriel Vieira, o projeto será ampliado a todos os pacientes com câncer na cidade. “O programa tem importância fundamental na contribuição para a saúde integral não só de mulheres que vivenciam o câncer, mas também para os homens, por isso será ampliado na etapa seguinte”, afirma.