05 JUL 2023
SAÚDE
Qualidade de vida de paciente com câncer mudou após atendimento odontológico do Programa Luzes para Elas
Projeto da Prefeitura de Valinhos leva assistência para mulheres em tratamento oncológico

Edilene Gouveia, de 50 anos, moradora do Residencial Santa Maria, é uma das pacientes que estão recebendo assistência odontológica da Prefeitura de Valinhos através do Programa Luzes para Elas.

A iniciativa é realizada desde maio pelo Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde e envolve as mulheres assistidas pelo Grupo Rosa e Amor. A técnica utilizada é a laserterapia, que já trouxe benefícios para quem está passando por quimioterapia, como é o caso de Edilene, que trata um câncer de mama com metástase óssea e cerebral há mais de um ano.

“Por conta do tratamento e dos medicamentos para controle do câncer, tenho muitas feridas na boca. A laserterapia trata essas feridas e até previne outras quando é feita antes do procedimento. Foi muito bom no meu caso, minha boca ficou saudável. Senti como se tivesse feito uma camada protetora”, explica Edilene.

Ela conta que fez a primeira sessão do laser de baixa potência em maio, quando estava se preparando para iniciar outro ciclo de quimioterapia. “Já tinha feito quatro ciclos no ano anterior, por volta de maio de 2022. Atualmente faço semanalmente”, comenta.

O programa tem o objetivo de promover o acesso prioritário ao serviço odontológico, prevenir complicações bucais e controlar os efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia, que podem gerar dor e desconforto extremos, além de causar diminuição das funções orais básicas, como deglutição, fala, mastigação e deficiência na nutrição, prejudicando a qualidade de vida dos pacientes.

“Acho extremamente importante essa iniciativa, pois só quem tem essa doença sabe o quanto é difícil passar pelo tratamento sem esse tipo de apoio. A boca saudável nos ajuda a nos alimentarmos melhor e assim ficarmos mais fortalecidas para o próximo ciclo de quimioterapia. Além disso, tem o ganho psicológico afinal, estando sem dores, ficamos mais felizes e dispostas”, completa.

Luzes para Elas

O Programa Luzes para Elas leva assistência odontológica para as 524 valinhenses com câncer atendidas pelo Grupo Rosa e Amor. O objetivo do tratamento odontológico prévio ao tratamento oncológico é tratar quaisquer alterações da saúde bucal, envolvendo dentes, gengivas e língua, e eliminar possíveis fontes de infecção local.

Após ser acolhida na associação, a paciente é referenciada para a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) onde, ao informar a recepcionista que faz parte do Grupo e que realizará ou está realizando tratamento oncológico, tem agendamento prioritário para consulta com o cirurgião dentista do local. Ao ter a data agendada para o início da radioterapia ou quimioterapia, é encaminhada para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que conta com uma cirurgiã dentista com agenda específica para esse tipo de atendimento. É iniciada então a terapia fotobiomoduladora com laser de baixa potência, um protocolo eficaz para prevenção de lesões orais.

Pacientes que já estiverem passando por radioterapia e quimioterapia e tiverem lesões na boca também podem procurar o serviço de odontologia. O laser de baixa potência tem sido utilizado também como uma terapia eficaz no tratamento e reparação de lesões orais ativas, assim como para o alívio da dor e a não interrupção do tratamento antineoplásico. “Após sessões de laser, pode ser observada cicatrização total das lesões, resultando na melhora das funções orais básicas e consequente aumento da qualidade de vida dos pacientes”, explica a Dra. Nayene Leocádia Manzutti Eid, diretora do Departamento de Odontologia de Valinhos.

Segundo o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira, o projeto será ampliado a todos os pacientes com câncer na cidade.

Local: Valinhos