12 JUL 2023
SAÚDE
Prefeitura de Valinhos amplia Programa Luzes para Elas para todos os pacientes com câncer
Técnica de laserterapia trata lesões orais de quem está passando por quimioterapia ou radioterapia

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, ampliou o Programa Luzes para Elas que, inicialmente, levava assistência odontológica para mais de 500 valinhenses em tratamento oncológico atendidas pelo Grupo Rosa e Amor e agora contemplará todas as pessoas com câncer do município. A técnica utilizada é a laserterapia, que vem trazendo benefícios para quem está passando por quimioterapia ou radioterapia.

“Nós iniciamos o projeto com as mulheres assistidas pela associação, mas o acesso prioritário ao serviço odontológico deve ser para todos. Desta forma, além delas, todas as pessoas que estão passando pelo tratamento do câncer em Valinhos podem passar por este atendimento”, afirmou o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.

O objetivo do tratamento odontológico prévio ao tratamento oncológico é prevenir e tratar quaisquer alterações da saúde bucal envolvendo dentes, gengivas e língua, e eliminar possíveis fontes de infecção local.

O paciente deve buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência, onde tem agendamento prioritário para consulta com o cirurgião dentista do local. Ao ter a data agendada para o início da radioterapia ou quimioterapia, é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que conta com profissionais para esse tipo de tratamento. Pacientes que já estiverem passando pelo tratamento oncológico e tiverem lesões na boca também podem procurar o serviço.

É iniciada então a terapia fotobiomoduladora com laser de baixa potência, um protocolo eficaz para prevenção de lesões orais, que tem sido utilizado também no tratamento e reparação de lesões já existentes, assim como para o alívio da dor e a não interrupção do tratamento antineoplásico.

“Nosso intuito é melhorar a qualidade de vida de todos os pacientes que vivenciam o câncer, sejam eles mulheres, homens, adultos ou crianças. O nosso olhar e a assistência odontológica são para todos. Quando passam por quimioterapia e radioterapia, estes pacientes podem ter lesões em boca que causam muito desconforto e dor, prejudicando a deglutição, fala, mastigação, nutrição e sua qualidade de vida como um todo", explica a Dra. Nayene Leocádia Manzutti Eid, diretora do Departamento de Odontologia de Valinhos.

Local: Valinhos