14 JUL 2023
SAÚDE
Prefeitura de Valinhos amplia acesso a medicamentos com 20 novos remédios na rede municipal
Em dois anos, número de itens ofertados gratuitamente à população passou de 166 em 2021 para 186 em 2023

A Prefeitura de Valinhos, através do Programa Dose Certa, incluiu 20 medicamentos padronizados na cesta municipal em apenas dois anos e ampliou em 12% a oferta dos itens disponíveis na rede pública. Atualmente, 186 tipos de remédios são fornecidos de forma gratuita à população, ante 166 que eram disponibilizados até o início de 2021.

“Valinhos foi além do que é exigido pela lei e ampliou a oferta a medicamentos. É mais uma meta do nosso plano de governo tirada do papel. Enquanto trabalhamos por isso, paralelamente, resolvemos também problemas estruturais, como a entrega de um novo prédio da Central de Abastecimento e Medicamentos, onde não tem goteiras e acabou o desperdício”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Os novos medicamentos são: Ácido Folínico; Amoxicilina 250 mg + Clavulanato Potássio 66,5 mg – solução oral; Amoxicilina 500 mg + Clavulanato Potássio 125 mg – comprimido; Carvedilol 6,25 mg; Clindamicina 300 mg; Espiramicina 1,5 mui; Espironolactona 25 mg; Finasterida 5 mg; Gliclazida 30 mg liberação prolongada; Gliclazida 60 mg liberação prolongada; Itraconazol 100 mg; Mesilato de Doxazosina 2 mg; Metoprolol (succinato) 50 mg; Metoprolol (succinato) 25 mg; Metoprolol (tartarato) 100 mg; Paracetamol 500 mg; Pirimetamina 25 mg; Quetiapina 50 mg; Sulfadiazina 500 mg comprimido e Varfarina Sódica 5 mg.

Esses medicamentos são retirados pelos pacientes mediante apresentação de receita médica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e na Farmácia Central, situada na Rua Itália, nº 477 – Jardim Ribeiro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h.

Nesta quinta-feira (13), 175 itens da cesta estão disponíveis, o que representa 94% do total. “Isso significa mais uma solução de um problema crônico, que era uma lista gigante de falta de medicamentos. Quando algum ainda falta, pontualmente, normalmente é algum problema ligado à falta de insumo no mercado”, explica o secretário de Saúde, João Gabriel Vieira.

Ele acrescenta que a atual administração trabalha intensamente para garantir todos os medicamentos da cesta em estoque. “Essa é a determinação da prefeita Capitã Lucimara. O acesso aos medicamentos gratuitos e considerados essenciais é um direito da população para controlar, prevenir e aliviar sintomas de doenças, tanto as menos graves, quanto as mais complexas”, completa.

O município distribui também os remédios de alto custo, que são de gestão e responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo, através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.

Local: Valinhos