18 JUL 2023
Inédito: Valinhos terá Centro de Referência do Autismo
Prefeitura iniciará avaliação prévia e triagem dos pacientes

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde e do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro), inaugurará em agosto o Centro de Referência do Autismo de Valinhos. Inicialmente, o local terá capacidade para receber 60 pacientes de todas as idades, mas o atendimento será ampliado em breve.

O objetivo do novo serviço público é, além de ampliar o atendimento às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promover um trabalho cada vez mais humanizado e multidisciplinar, considerando as especificações de cada caso, visando melhorar a qualidade de vida tanto dos pacientes quanto dos familiares, garantindo o cumprimento dos seus direitos e promovendo a inclusão.

“O convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Valinhos (Apae) foi ampliado no ano passado e passou a oferecer 150 vagas para pacientes com TEA, mas já não é mais suficiente para suprir a demanda. Então vamos ter também o Centro de Referência do Autismo em Valinhos. É assim que o nosso governo trabalha, encarando os problemas e implantando soluções concretas, reais”, enfatiza a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

A triagem dos pacientes que já aguardam pelo atendimento será iniciada no dia 27 de julho. As famílias serão acionadas por meio da Secretaria da Saúde. “Os pacientes e familiares passarão por uma avaliação prévia através de uma equipe multidisciplinar para identificar a complexidade de cada caso e, posteriormente, o encaminhamento ao serviço", explica o secretário de Saúde, João Gabriel Vieira.

O Centro de Referência do Autismo de Valinhos oferecerá atendimento nas áreas de psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, pedagogia, neuropediatria, terapia ocupacional e fisioterapia. Haverá ainda assistência e atividades para promover a integração com a família dentro do espaço.

O Centro de Referência do Autismo de Valinhos ficará localizado na Avenida Onze de Agosto, nº 196, Vila Clayton.

Os vereadores Marcelo Yoshida e Alexandre Japa protocolaram na Câmara Municipal moções à prefeita Capitã Lucimara Godoy com pedido de criação do Centro de Referência do Autismo.

Local: Valinhos