18 JUL 2023
SERVIÇOS PÚBLICOS
Prefeitura finaliza três obras emergenciais
PRONTA - Estrada Gov. Mario Covas, Sigrist

Outras três obras nos bairros Monte Verde, Bom Retiro e Beira Rio entram na reta final

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, finalizou três obras emergenciais para conter os estragos provocados pelas chuvas no início do ano. O cronograma das ações contempla sete pontos na cidade, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 14 milhões.

As obras de recuperação do trecho da Rua Laerte de Paiva, situada no bairro Macuco, que erodiu por conta de infiltrações provocadas pelas chuvas estão entre as finalizadas. Foram feitas a demolição do trecho com problemas, instalação de aduelas de concreto e recomposição do pavimento. O valor do investimento foi de R$ 1.004.119,61.

Já na Estrada Luiz de Queiroz Guimarães, localizada no bairro Reforma Agrária, foram feitas obras de contenção e estabilização de talude erodido, construção de escadas hidráulicas, execução de grampeamento de solo e drenagem superficial. Para tanto, foram investidos R$ 1.391.022,83.

Outra obra que foi concluída é a da Estrada Governador Mário Covas, no bairro Sigrist, na qual foi feita a demolição do que restava da ponte de madeira que dá acesso à EMEB Dª Carolina de O. Sigrist. A ponte tinha risco de queda e a reconstrução foi executada, utilizando aduelas de concreto, além da recomposição do pavimento danificado e a instalação de guarda-corpo no passeio. Foi investido nessa obra R$ 1.271.819,56.

RETA FINAL

Dentre as obras que estão em fase de finalização, está a da Rua Antonio Musselli, no bairro Monte Verde, onde já foram feitas a retirada de solo do topo do talude, contenção da margem da via, construção de escada hidráulica e boca de lobo, recomposição de solo para reconstrução da via/passeio e construção de passeio. No momento as equipes estão finalizando a colocação de guarda-corpo na calçada e o plantio de grama no talude remanescente. O valor dessa obra é R$ 3.908.719,24.

Outra obra que também está na reta final é a de recuperação e proteção do talude do córrego da Rua Silvestre Chiari, situada no bairro Bom Retiro. No local está sendo construído um muro de contenção para suporte da encosta, sendo feita a recomposição da encosta e do pavimento, além de calçada; totalizando um investimento de R$ 1.295.738,74.

As obras da Rua Ernesto Pochio, no bairro Beira Rio, também seguem em fase de conclusão em dois pontos, por se tratar de uma área extensa e complexa. Nela está sendo executada a recuperação e proteção do talude existente nas margens do pesqueiro. Também foi construído um canal aberto feito de concreto e uma estrutura de contenção usando gabiões para conter o solo e controlar a velocidade da água.

Na travessia, foi feito o reassentamento das aduelas já existentes e instaladas novas para ampliar a extensão da passagem. Também foram feitos ajustes na drenagem superficial para garantir o escoamento e direcionamento da água. Na etapa final será feita ainda a conclusão da concretagem de pequena parte da parede de contenção do canal no entorno do pesqueiro, ajustes nos taludes lateral do canal, e na travessia, a finalização da execução dos aparelhos de drenagem pluvial, instalação da laje do topo das aduelas e também acomodação do talude nas laterais da aduela, encerrando com o recape da parte onde houve intervenção na via. Nessa obra foram investidos R$ 4.979.507,94.