09 ABR 2024
SERVIÇOS PÚBLICOS
Revitalização de Viadutos: conclusão dos serviços garantem mais segurança a motoristas e pedestres
Viaduto Laudo Natel - Foto Priscila Corrêa

Importantes estruturas de mobilidade urbana têm mais de 40 anos e recuperação era aguardada há mais de 6 anos pela AEAAV

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, informou nesta terça-feira (9) que a revitalização de três viadutos da cidade está concluída. O viaduto Abílio Francheschini fica na Avenida Onze de Agosto, próximo à Santa Casa; o Fausto Ferreira dos Santos Filho, na Rodovia Francisco Von Zuben, na saída para Campinas; e o Laudo Natel na região central, próximo à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos o objetivo dos serviços foi realizar a conservação e manter o bom funcionamento das estruturas, que têm aproximadamente 40 anos de uso.

O viaduto Laudo Natel, por exemplo, é da década de 70 e a prioridade da administração municipal foi garantir a segurança de motoristas e pedestres, que diariamente passam pelas avenidas Invernada, Gessy Lever e Onze de Agosto.

Os trabalhos nos três viadutos incluíram a recuperação das estruturas de concreto armado, com a retirada do concreto danificado. Além disso, os elevados receberam tratamento de cobrimento da armadura de aço exposta, assim como tiveram a substituição das juntas de dilatação e outras intervenções.

NECESSIDADE ANTIGA

A revitalização das estruturas era uma antiga necessidade do município. A solicitação havia sido feita à Prefeitura, em 2018, pela Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Valinhos (AEAAV), mas somente foram contempladas pela administração da prefeita Capitã Lucimara de Godoy.

O investimento total para a reforma nos três viadutos foi de R$ 4.311.289,79, sendo R$ 3.156.365,38 de recursos do fundo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e R$ 1.154.924,41 de Contrapartida da Prefeitura.