09 ABR 2024
Dengue: vacinação inicia nesta 5ª feira nas UBSs

Valinhos recebeu 1.943 doses de vacina contra a doença para imunizar faixa etária de 10 a 14 anos

Valinhos retirou na tarde desta terça-feira (9), na Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) Campinas, 1.943 doses de vacina contra dengue. A vacinação inicia nesta quinta-feira (11), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A faixa etária da estratégia incorporada ao Programa Nacional de Imunização (PNI) é de 10 a 14 anos.

O lote de vacinas entregue a Secretaria da Saúde de Valinhos faz parte da distribuição da 3ª remessa para operacionalização da estratégia de imunização contra a doença enviada pela Secretaria Estadual de Saúde para 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com o total de 52.857 doses.

A vacinação contra a dengue ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 13 às 15h, em todas as UBSs, com exceções de 4 unidades. Na Vila Santana, que não tem intervalo para o almoço, a imunização será das 9 às 15h. Já nas unidades do Jardim São Marcos, Jardim Paraíso e Bom Retiro, a vacinação será realizada, também sem intervalo para o almoço, das 9 às 18 horas.

Segundo a Secretaria da Saúde para ser vacinado o adolescente precisa estar acompanhado dos pais ou responsáveis e precisa apresentar documentos. São eles, o RG, CPF, Cartão Nacional do SUS, Carteirinha de Vacinação, comprovante de endereço no nome de um dos pais.

Após a aplicação da vacina os adolescentes imunizados ficarão em observação por 15 minutos se não tiver nenhum tipo de alergia e se forem alérgicos por 30 minutos.

CUIDADOS E REGRAS

A Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Valinhos, Cláudia Maria dos Santos, explicou que as equipes de enfermagem de todas as UBSs participaram de treinamento para atuar na imunização contra dengue. A vacinação contra a doença exige uma série de cuidados e regras antes da aplicação.

“Antes de ser vacinado o paciente é questionado se está com alguma doença febril aguda, e se sim, a imunização é adiada. Pessoas com doenças crônicas também serão questionadas sobre o tratamento que está sendo feito, por exemplo, se é com corticoide em doses muito altas ou quimioterapia. Nestes casos, não será permitida a imunização, pois a vacina contra dengue é de vírus atenuado, ou seja, enfraquecido e não é recomendada para quem passa por tratamentos com substâncias imunossupressoras, que interferem na imunidade”, detalhou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

Outra condição para a imunização, de acordo com Cláudia, é de que as jovens com potencial para engravidar deverão evitar a gravidez por pelo menos 30 dias após receber a vacina. A vacina contra dengue também é contraindicada para jovens que estejam amamentando, assim como para portadores do vírus HIV, quando a função imunológica estiver comprometida.

2ª DOSE

Sobre as doses destinadas para a aplicação da segunda dose o envio será posteriormente, segundo a nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde à Prefeitura Municipal, recomendando três meses para completar o esquema da vacinação considerando os registros da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

DECRETO

Desde 21 de março Valinhos está em estado de emergência para que possa adotar todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento do número de casos de arboviroses no município, que está com mais de 2 mil casos confirmados da doença. A cidade vizinha, Campinas, já tem mais de 44 mil casos confirmados.

A medida foi publicada na edição extra dos Atos Oficiais, por meio do Decreto n° 12040/2024, e o estado de emergência garante mais agilidade e flexibilidade nas medidas de combate à dengue, como compras de insumos, medicamentos e contratações de serviços, assim como a contratação da Santa Casa para abrigar o Centro de Atendimento da Dengue.

Outras nove cidades também decidiram pela adoção desta medida de combate à doença na região de Campinas. São elas: Artur Nogueira, Campinas, Holambra, Pedreira, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Vinhedo, Louveira e Itapira.

MAIS AÇÕES

A Secretaria está com várias ações para conter o avanço da dengue, como bloqueios mecânicos de casos suspeitos de dengue, com eliminação de criadouros; busca ativa; nebulização em bairros. Além disso, será implantado a partir desta quarta feira (10) o Centro de Atendimento e Diagnóstico da Dengue, e já houve o aumento de médicos na UPA, ampliação da recepção da unidade, com tenda de atendimento, aquisição de materiais e insumos; e a descentralização do atendimento com a disponibilização das UBS Bom Retiro, Jardim Paraíso e São Marcos, no período das 16h às 18h30, de segunda a sexta-feira, para que possam receber pacientes sem a necessidade de agendamento e realizar testes de dengue.

Autor: Departamento de Gestão em Jornalismo