21 JUL 2023
SAÚDE
Valinhos terá prevenção ao câncer bucal durante ‘Dia D’ de vacinação neste sábado (22)
Ação acontece nas UBS’s São Marcos e Vila Itália, das 8h às 14h

A Prefeitura de Valinhos, por meio do Departamento de Odontologia da Secretaria da Saúde, promoverá neste sábado (22), durante o ‘Dia D’ de vacinação, avaliações de saúde bucal nos munícipes que se imunizarem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) São Marcos e Vila Itália, intensificando a Campanha de Diagnóstico Precoce e Prevenção ao Câncer Bucal. A ação acontece das 8h às 14h.

A equipe fará análise clínica da condição bucal, além de instruções sobre higiene, prevenção e autoexame. Em casos de alterações, os pacientes terão continuidade no atendimento e deverão retornar em data agendada pela unidade para reavaliação e encaminhamento ao Centro de Especialidade Odontológica (CEO), se necessário.

Caso haja suspeita de malignidade, o paciente deverá ter o exame marcado com o estomatologista do CEO, sem necessidade de aguardar a reavaliação. Lá são realizadas as biópsias das lesões de boca e, se confirmado o diagnóstico de câncer, é feito o encaminhamento imediato para o tratamento. Todo o processo é realizado pela rede municipal.

Dia D de vacinação

A Prefeitura de Valinhos promoverá neste sábado (22) o ‘Dia D’ de vacinação contra Covid-19, Gripe e atualização da caderneta de imunização. A ação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros São Marcos e Vila Itália, das 8h às 17h.

Além das doses contra Covid-19 e Gripe, todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização também serão aplicadas, de acordo com o calendário de cada idade.

Todas as doses do esquema vacinal da Covid-19 estarão disponíveis, inclusive o reforço bivalente para adultos acima de 18 anos que tenham tomado as duas doses monovalentes, com intervalo de 122 dias em relação a última aplicação. É necessário apresentar documento de identidade e, se possível, os comprovantes das doses anteriores.  Já a vacinação contra a Gripe estará disponível para toda a população a partir de seis meses de idade, mediante apresentação da carteirinha.

A UBS do São Marcos fica localizada na Rua Três, s/nº. Já a unidade da Vila Itália fica situada na Rua Alexandre Pedroni, nº 137.

Local: Valinhos