09 AGO 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Destaque na RMC, Valinhos cria vagas em junho e fecha semestre com quase 500 novos empregos
Depois do maior índice de postos de trabalho acumulados em 2022, cidade segue em alta no primeiro semestre de 2023

Ao contrário da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Valinhos criou empregos em junho e encerrou o primeiro semestre de 2023 com 463 novas contratações.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, revelam que o saldo positivo foi puxado pelo Comércio, que registrou 306 novos postos de trabalho na cidade entre janeiro a junho deste ano. Em segundo lugar aparece a Construção, com 107 vagas preenchidas. Na terceira posição ficou a Indústria, com 57 novas oportunidades, e em quarto lugar o setor de Serviços.

O detalhamento mensal indica que em junho Valinhos registrou saldo de 29 empregos, ou seja, essa foi a diferença entre as admissões e os desligamentos. Já a soma das 20 cidades que compõem a RMC aponta fechamento de 788 vagas em junho de 2023. Foi o primeiro mês de corte de empregos com carteira assinada na região. Em Vinhedo, por exemplo, foram fechados 273 postos de trabalho. Em Holambra, 1.654. Em Pedreira, 155.

Recorde

Destaque na RMC, Valinhos acompanhou a tendência de geração de empregos verificada nos últimos anos no município. Em 2022, a cidade somou o maior índice de empregos acumulados dos últimos três anos, atingindo a marca de 45.007 vínculos empregatícios ativos.

“Esses indicadores são frutos das ações de fomento à economia, uma das prioridades do nosso governo desde o início. Para isso, atacamos problemas estruturais, propiciando um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e seguro aos investidores”, afirmou, ao ressaltar que a Segurança Nota 10, por exemplo, é um dos diferenciais. "Valinhos também é atrativa pela qualidade de vida que proporciona aos seus moradores e pelo desenvolvimento em outra área crucial, que é a educação", afirma a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Programas direcionados para diferentes segmentos econômicos, feirões de empregos com mais de 700 vagas, qualificação da mão-de-obra valinhense e parcerias são outros aspectos que ajudam a elucidar o desempenho positivo no mercado de trabalho.

Local: Valinhos