15 AGO 2023
MOBILIDADE URBANA
Valinhos reduz acidentes de trânsito em 31% no 1º semestre
Revitalização da sinalização e reforço nas campanhas educativas contribuíram para a redução

A revitalização da sinalização viária e as ações de conscientização no trânsito promovidas pela Prefeitura de Valinhos já impactaram positivamente. Balanço da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana mostra que, mesmo com o aumento da frota – 110,5 mil veículos, o número de acidentes caiu 31,4% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre janeiro a junho deste ano foram registrados 227 acidentes, enquanto no primeiro semestre de 2022 foram 331. Se a referência for a média mensal, a diminuição é maior. Em dois anos, a média mensal de acidentes caiu 35,2%. Em 2021, eram 58,42 ocorrências por mês. No ano passado, foram 54,83 e, neste ano, 37,83 até junho.

“A redução do número de acidentes em Valinhos é reflexo do trabalho que desenvolvemos desde o início da nossa gestão, visando uma cidade bem sinalizada e segura”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Além das ações de conscientização que envolvem munícipes de todas as idades, a revitalização da sinalização horizontal, vertical e semafórica era outra meta do governo que saiu do papel. “Nosso objetivo é entregar um trânsito bem sinalizado, seguro e em boas condições de transporte e mobilidade”, reforçou o secretário de Mobilidade, Recliff Sierra Santos.

SINALIZAÇÃO

Além da sinalização em diversas regiões, as ações foram concentradas nas imediações das escolas e unidades de saúde, inclusive com implantação de vagas para Pessoas com Deficiência (PCD’s). Além da pintura de solo, a Prefeitura investiu em placas de sinalização vertical, troca e manutenção semáforos e de placas orientativas e de logradouros, além de adequações técnicas no trânsito de acordo com características como intensidade de fluxo, horários de pico ou presença de crianças e idosos.

BOTOEIRA

Foram colocadas também botoeiras especiais nos semáforos para tornar o trânsito mais seguro e inclusivo. O equipamento possui um aviso em braille, sinais sonoros e mensagens de voz que orientam o munícipe sobre o momento correto e seguro para atravessar a rua.

OPERAÇÃO VISIBILIDADE

No ano passado foi implantada a Operação Visibilidade, quando agentes de trânsito ficam em pontos estratégicos, em horários de pico, com o objetivo inibir o cometimento de infrações, evitar acidentes e auxiliar na fluidez do tráfego.

CONSCIENTIZAÇÃO

Entre as ações educativas, um dos destaques foi a campanha do Maio Amarelo, que levou minicircuitos às áreas públicas e particulares, Escape Room e óculos simulador do Departamento de Estradas de Rodagem, cidade inflável de trânsito, panfletagem nas ruas, palestras em escolas e empresas, ação voltada ao respeito às vagas especiais e credenciamento de estacionamento para idosos, pessoas com deficiência e fibromialgia.

Outro projeto de conscientização foi realizado em diversas escolas no primeiro semestre. Agentes orientaram os motoristas sobre a importância da faixa de pedestres, vagas especiais e também da redução da velocidade próximo as unidades de ensino.

A Prefeitura ainda levou o teatro de fantoches do Projeto Bem-te-Vi, desenvolvido em parceria entre a Polícia Militar (PM) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SP), para mais de mil alunos. Os estudantes aprenderam os princípios básicos de segurança no trânsito, como as formas corretas de atravessar a rua, de andar de bicicleta nas vias, de usar o capacete, o cinto de segurança e a “cadeirinha”, além das precauções ao utilizar o celular enquanto caminha.

Quem quiser solicitar atividades educativas em locais privados, condomínios ou empresas pode fazer a solicitação online pelo programa Valinhos 360 - link https://valinhos.1doc.com.br/atendimento.

Local: Valinhos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024