17 AGO 2023
SERVIÇOS PÚBLICOS
“Valinhos em Ação”: moradores já sentem os benefícios do mutirão na região do Bom Retiro
Moradora Helena Maria Zanetti

Moinho Velho, importante local de lazer da comunidade, recebeu elogios após força-tarefa da Prefeitura com diversas melhorias e serviços

Antes mesmo da conclusão da primeira etapa do programa “Valinhos em Ação”, com mutirão de melhorias executadas pela Prefeitura, moradores relatam que já sentem os benefícios na região do Jardim Palmares II, União, Figueiras e Bom Retiro. Os elogios às ações rápidas e simultâneas envolvem serviços como podas das árvores e pinturas da Praça Luiz Fernando Giopato, conhecida como “Moinho Velho".

"O serviço de podas ficou muito bom. Melhorar a iluminação da praça é aumentar a segurança para os moradores" comentou Helena Maria Zanetti, de 74 anos e há 51 vivendo no Bom Retiro.

João Machado de Oliveira, morador há 54 anos no mesmo bairro concorda. “As podas deixaram a praça muito mais iluminada. Antes, era uma escuridão só e muitas vezes era inseguro passar por aqui”, afirmou.

O sentimento do “Seu Oliveira”, como é conhecido, também é compartilhado por outra moradora, Maria da Conceição Souza Bezerra. Ela reafirmou que o local estava muito escuro. “Há muitos jovens e estudantes que passam pelo local no período noturno. As podas e pinturas deixaram a região bem mais segura”, disse.

O morador Edson Roberto Silva confirmou a importância das podas das árvores, evitando o risco de problemas com os fios de energia. “Os galhos ficavam sobre os fios de energia e telefone. Veio em boa hora esse serviço da Prefeitura, evitando até um acidente mais grave.”

Para Maria de Fátima Oliveira, moradora da Rua Agostinho Capovilla desde 1970, o “Moinho Velho” é um importante local de lazer de toda a comunidade. “Crianças, adultos, idosos, se divertem na praça. Agradeço demais a prefeita de Valinhos e toda a sua equipe por deixar o nosso Bom Retiro cada vez mais bonito”, comemorou.

A primeira região contemplada pelo programa "Valinhos em Ação" está recebendo também serviços de roçamento, manutenção de áreas verdes, plantio de mudas, raspadinha e pintura de guias nas vias públicas principais, limpeza de áreas com lixo e entulhos, sinalização de “proibido jogar lixo”, limpeza e manutenção de bocas de lobo, operação tapa-buraco, reparos em calçadas públicas, manutenção de iluminação pública noturna, manutenção em iluminação de praças, além de pequenos reparos em bancos e alambrados, manutenção e reforma em escolas e varrição de vias públicas.

Ao final do mutirão o encerramento será realizado na própria região e a entrega das melhorias será celebrada com um evento de lazer, contemplando ações das demais secretarias, como esportes, saúde, serviços públicos, cultura e muito mais.