21 AGO 2023
SAÚDE
“Sorriso Sem Fronteiras”: Prefeitura de Valinhos leva assistência odontológica a mais de 30 refugiados
Imigrantes cubanos e venezuelanos passaram por exame clínico e foram encaminhados para unidades de saúde

A Prefeitura de Valinhos, por meio do Departamento de Odontologia da Secretaria da Saúde, atendeu no último sábado (19) 30 refugiados cubanos e venezuelanos através do Programa Sorriso Sem Fronteiras realizado na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Vice Prefeito Antônio Mamoni. A iniciativa leva assistência odontológica a imigrantes que vivem no município.

Foram atendidos de bebês a idosos, acolhidos pela organização ACOVIDAS – Acolhimento sem Fronteiras. A partir do exame clínico bucal, as pessoas que precisam de tratamento odontológico já foram encaminhadas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde moram.

“Muitos falaram que não faziam ideia de onde ir e de como conseguir tratamento odontológico na cidade. Agora, manteremos contato com a ACOVIDAS e, em breve, faremos uma nova ação como essa para darmos continuidade aos atendimentos”, afirmou Dra. Nayene Leocádia Manzutti Eid, diretora do Departamento de Odontologia.

Além do exame, os refugiados receberam instruções sobre higiene e saúde bucal por meio de palestras e atividades lúdicas com teatro de fantoches, assim como outras informações acerca de urgências e emergências odontológicas.

Local: Valinhos