22 AGO 2023
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
SERVIÇOS PÚBLICOS
Prefeitura implantará Centro de Educação Ambiental e Viveiro Escola em Valinhos

Montagem das estufas já está na fase de conclusão no antigo estande de tiros da GCM

A Prefeitura irá inaugurar o Centro de Educação Ambiental e Viveiro Escola de Valinhos na área do antigo estande de tiros da Guarda Civil Municipal (GCM), que fica na Rodovia Dom Pedro. A previsão da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente é que a implantação seja concluída neste semestre.

A montagem das duas estufas, que contam com sistema de irrigação e serão utilizadas no viveiro municipal de mudas, já está sendo finalizada. Na sequência, segundo o secretário Rafael Bassi, a pasta irá programar o início das atividades do projeto em parceira com a Secretaria da Educação.

“Nossa intenção também é contar com outras parcerias. Em relação ao Departamento de Bem Estar Animal, por exemplo, o foco será desenvolver ações desta natureza. Já para o desenvolvimento de compostagem contaremos com apoio das secretarias de Serviços Públicos e Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Agricultura”, explicou o diretor de Meio Ambiente, Benedito Aparecido Camargo.

Ele acrescentou que os insumos provenientes da técnica de compostagem serão doados para os produtores rurais, por meio da Associação dos Agricultores de Valinhos. Outro parceiro no Centro Ambiental será o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) que focará os trabalhos na importância do uso racional e consciente da água.

Contrapartida
O projeto do Centro Ambiental e do Viveiro Escola está sendo realizado pela Prefeitura por meio de contrapartida ambiental, no valor de R$ 45.671, fruto da primeira regularização fundiária realizada pela prefeita Capitã Lucimara Godoy, que envolve o Condomínio Green Golf Club.

As matrículas do registro de 48 lotes foram entregues na última terça-feira (15). A mesma contrapartida viabilizou ainda o cumprimento de outras exigências ambientais, como travessias para animais silvestres e melhoria da drenagem urbana na área do loteamento, no bairro Contenda.