24 AGO 2023
CULTURA
Projeto inédito em Valinhos ensina violino gratuitamente para crianças a partir de 4 anos

O projeto “Baby Class” da Prefeitura de Valinhos, que oferece aulas de violino para crianças de 4 a 8 anos, triplicou o número de alunos em quase três anos

Desde quando foi iniciado em setembro de 2020, pelo professor Rone César Moreira, da Secretaria de Cultura, o projeto inédito na região, passou de 14 para 40 participantes. Segundo o secretário Ricardo do Vale, a meta é chegar a 80 crianças em 2024.

“Além da graciosidade que as apresentações proporcionam, o projeto é um importante incentivo até mesmo para o desenvolvimento intelectual das crianças que, desde cedo, se interessem pela música e descobrem seu próprio talento”, destacou.

Para o professor Rone, o papel dos pais no aprendizado é fundamental. “Muitos acabam estudando música, praticam em casa e também ficam entusiasmados para fazer aulas. A arte contagia toda a família”, contou.

A autônoma Sandra Teixeira, de 38 anos, é mãe Ithalo Teixeira. Ele tem oito anos e desde os quatro faz aulas de violino. “Ele conta com minha ajuda para entender a teoria musical, é muito disciplinado e empenhado em apreender. Me enche de orgulho, pois sempre fui apaixonada por música e sou sua maior incentivadora”, contou.

“Quando toco violino me emociono com as músicas e eu até choro”, disse o pequeno Ithalo, ao ser questionado sobre o significado do instrumento.

A resgatista do Corpo de Bombeiros, Paula Posset, 40 anos, que é mãe de Nicole Soukup, de 7 anos, relatou que o incentivo para tocar violino veio do avô, Paulo Posset. “Meu pai tocava violão e foi ele que presenteou minha filha com o violino. Seu sonho era ter visto a neta tocar ‘Tocando em frente’, de autoria de Almir Sater. Com muito empenho do professor Rone, ela já arranhava alguns acordes da canção. Infelizmente meu pai faleceu antes de presenciar a apresentação de Nicole”, lamentou Paula. A pequena Nicole se emociona durante as aulas ao lembrar do avô. Em vez das palavras, é com a música que ela mais se expressa.

Na última terça-feira (23) ela e os demais integrantes do “Baby Class” se apresentaram durante a sessão da Câmara Municipal, onde o projeto foi homenageado. A Moção é de autoria do vereador Edinho.