28 AGO 2023
Programa de Saúde Bucal já alcançou quase 5,5 mil alunos
Crianças passam por exame clínico e aprendem sobre escovação e alimentação saudável

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, já contemplou neste ano mais de 30 unidades e quase 5,5 mil alunos do 1º ao 9º ano das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s) e crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI’s) com o Programa de Promoção da Saúde Bucal.

“Retomamos em abril e nosso cronograma segue até o final do segundo semestre do ano letivo. A escola é o local mais adequado para o desenvolvimento de ações que promovam a saúde e higiene bucal por reunir estudantes com faixas etárias propícias à adoção de medidas educativas e preventivas”, afirma a Dra. Nayene Leocádia Manzutti Eid, diretora do Departamento de Odontologia.

Nas visitas, os profissionais da Odontologia realizam exame clínico em cada criança para avaliar o risco de cárie e outras complicações. Em casos de alterações, ela é encaminhada para tratamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) ou no Centro de Especialidade Odontológica (CEO).

Além disso, os alunos são abordados através de atividades lúdicas em grupo, participando ativamente de um teatro de fantoches que ensina sobre a importância da alimentação saudável e como escovar corretamente os dentes. A ideia é que se apropriem dos conhecimentos e sejam motivadas a tornarem a higiene bucal e a boa alimentação hábitos diários.

“A capacitação dos estudantes permite que os mesmos sejam multiplicadores dos temas e das práticas de cuidado com a saúde bucal aprendidos na escola”, completa.

Local: Valinhos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024