29 AGO 2023
SAÚDE
Dia de Combate ao Fumo: programa da Prefeitura ajuda valinhenses a tratar a dependência
No 1º semestre, 113 atendimentos foram realizados por médico, nutricionista, dentista, psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta e assistente social

Nesta terça-feira (29) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo e a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, ressalta a importância do Programa de Controle do Tabagismo oferecido na rede municipal, que já ajudou muitos valinhenses a tratar a dependência. Maria Emília Francisca Usberti, 57, moradora do São Cristóvão, é um exemplo.

“Comecei a fumar com 13 anos. Há oito anos participei de todas as reuniões e fiz o tratamento por sete dias. Desde então nunca mais coloquei um cigarro na boca. Graças a Deus e a minha força de vontade consegui alcançar meu objetivo e aprendi muitas coisas com o grupo antitabagismo”, comenta.

Ela conta que convive com três fumantes em casa, mas continua firme no compromisso que fez com o neto de 12 anos. “Decidi parar de fumar por conta do meu neto, que na época tinha quatro anos. Ele disse: ‘Vovó, por que a senhora não para de fumar? O cigarro mata’, e aquilo ficou gravado na minha cabeça. Foi por ele”, completa.

Somente no primeiro semestre de 2023, 113 atendimentos foram realizados. Os encontros acontecem sempre às quartas-feiras, às 8h30, no Centro Integrado de Saúde (CIS), localizado na Rua Clóvis Bevilácqua, nº 15, no Jardim Bela Vista. Para participar, o interessado precisa entrar em contato pelo telefone (19) 3869-9500 ou comparecer pessoalmente.

Remédios gratuitos

Os grupos têm duração de oito semanas, com participação de 10 a 15 pessoas. O tabagismo é abordado em diferentes áreas por diversos profissionais, como médico, nutricionista, dentista, psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta e assistente social. É realizado também atendimento individual para a prescrição de medicamentos, que são fornecidos pela Prefeitura.

“Na rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), os médicos também abordam fumantes e os convidam para conhecer o grupo de ajuda, incentivando-os a pararem o uso do tabaco e explicando os problemas de saúde que o vício pode causar”, explica a Dra. Ana Paula Alvarenga Teodoro, médica do Programa de Controle do Tabagismo.

O tabagismo está associado a doenças como cânceres (leucemia, pulmão, oral, garganta, bexiga, pâncreas, intestino, estômago entre outros), aumento do risco cardiovascular (doenças do coração, infarto, AVC, tromboses), infertilidade, impotência sexual, osteoporose, úlceras gástricas, doenças crônicas pulmonares e uma série de outras comorbidades.

Local: Valinhos