01 SET 2023
SERVIÇOS PÚBLICOS
No mês da luta pela inclusão, Valinhos caminha para novos projetos de acessibilidade
Calçamento ao redor do Parque Municipal passou por vistoria.

Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência fez vistoria em calçamento do Parque Municipal onde haverá projeto de adequações

O mês de setembro, conhecido como ‘Setembro Verde’ e voltado à celebração da luta pela inclusão das Pessoas com Deficiência (PCD's), iniciou nesta sexta-feira (1º) com mais uma ação da Prefeitura de Valinhos para garantir acessibilidade. Com o objetivo de avançar em novos projetos, membros da administração municipal, ligados à Secretaria de Serviços Públicos, juntamente com a presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Claudia Regina de Melo Melchert, caminharam pelo calçamento ao redor do Parque Municipal de Exposições ‘Monsenhor Bruno Nardini’ para verificar os pontos onde precisam ser feitas algumas adequações.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Mário Ivo Mengon, a vistoria fez parte de mais uma etapa de um trabalho iniciado na área do Parque Municipal esse ano, em julho, quando o espaço chegou a receber melhorias também solicitadas pelo Conselho, entre elas área destinada a cadeirantes no setor dos shows da Festa Julina.

“Estamos começando bem o mês de setembro, buscando desenvolver um trabalho mais voltado a acessibilidade nas calçadas do entorno do Parque, que recebe anualmente muitos visitantes nas diversas atividades promovidas. No calçamento há árvores muito antigas, cujas raízes comprometerem a estrutura do pavimento, podendo dificultar a mobilidade das pessoas com deficiências. Fizemos um levantamento daquelas que estão inadequadas e deverão ser substituídas na sequência por outras espécies. Todo o calçamento danificado também deverá passar por manutenção”, destacou o secretário.

Além do secretário Mário e da presidente do Conselho, Claudia, estavam na vistoria o secretário adjunto, Helon Rondam Panzzani Silva, e integrantes do Departamento de Praças e Jardins, sendo a diretora Fernanda Capuvilla, os engenheiros agrônomos Laércio Ronaldo Falsarela e Rodolfo Duarte de Melo e o engenheiro ambiental Gustavo Henrique Baraviera.

Saiba mais

Uma das campanhas do Setembro Verde diz respeito às pessoas com deficiência. Setembro foi o mês escolhido pois, na data de 21 de setembro, comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data do dia 21 foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando assim o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.
A escolha da cor verde também tem um significado: o verde é símbolo de esperança, portanto, o intuito da campanha é não perder a esperança de que dias melhores virão para as pessoas com deficiência no que diz respeito à sua convivência na sociedade.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por movimentos sociais em 1982, tendo como objetivo promover e debater a inclusão social. Já a campanha Setembro Verde, foi instituída em 2015 pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP, em parceria com a Apae de Valinhos (SP). Ao criar a campanha, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) iniciou um projeto que tem como objetivo tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos