Além dos agendamentos que zeraram a fila, mais de 200 mulheres foram atendidas sem o encaminhamento médico
O Ônibus da Mamografia contratado pela Prefeitura de Valinhos encerrou os atendimentos no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) na última sexta-feira (1º) com 834 exames realizados. Além de zerar mais uma fila de espera na cidade, o serviço atendeu 209 mulheres sem encaminhamento médico.
“Fomos além do objetivo. Superamos a meta e agora nenhuma mulher precisa esperar para fazer mamografia em Valinhos”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy, ao lembrar que a prevenção não pode ficar em evidência apenas na campanha Outubro Rosa.
Das 834 pacientes atendidas, quatro apresentaram resultados alterados e farão o acompanhamento disponibilizado na rede pública.
“A partir do laudo da mamografia, a própria Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência agenda a paciente com o ginecologista. Em casos de suspeita oncológica, após a consulta, a Secretaria da Saúde solicita uma vaga no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo, o Siresp, para a continuidade do tratamento conforme as especificações de cada caso”, explica o secretário da pasta, João Gabriel Vieira.
O Ônibus da Mamografia foi viabilizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro), do qual a Prefeitura faz parte desde 2021 para aumentar a oferta de serviços de saúde e atender demandas reprimidas.
Nesta gestão, já foram zeradas as filas de cirurgias pediátricas, catarata, vesícula, hérnia e exames de audiometria.