05 SET 2023
Gestantes agora têm assistência odontológica vinculada ao pré-natal

Mais de 50 mulheres já foram atendidas pelo programa inédito da Prefeitura de Valinhos

A Prefeitura de Valinhos incorporou a assistência odontológica e as ações preventivas de saúde bucal no pré-natal realizado nas 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade.

Agora, a consulta com o dentista é marcada no mesmo dia do primeiro atendimento com a enfermeira-chefe para o início dos exames. Na sequência, a cada etapa do pré-natal, novas datas são agendadas simultaneamente para o reforço das instruções sobre higiene oral e nutricional, incluindo recomendações sobre a saúde do bebê, e garantia de acompanhamento odontológico durante toda a gestação.

Inédito, o programa Pré-Natal Odontológico teve início em junho e já atendeu 57 mulheres e realizou quase mil exames por meio do Departamento de Odontologia da Secretaria da Saúde.

De acordo com a diretora do departamento, Dra. Nayene Leocádia Manzutti Eid, as mudanças hormonais e fisiológicas decorrentes da gestação também podem impactar na saúde bucal que, por sua vez, interfere na saúde geral da criança e da mãe. Daí a importância de um projeto como esse durante todo o pré-natal, do início ao término.

“A assistência integral à mulher neste período assegura a possibilidade de uma gestação mais tranquila e filhos saudáveis. Por isso, os profissionais de saúde bucal devem trabalhar de forma integrada com os demais profissionais da equipe de saúde responsáveis pelo seu atendimento, tendo o papel de garantir a atenção odontológica no pré-natal”, afirma.

No caso das gestantes que precisam de continuidade de tratamento odontológico, o agendamento na UBS de referência ou no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é prioritário, respeitando os riscos e benefícios inerentes a cada trimestre gestacional. “A prevenção e a promoção de saúde da gestante e do bebê é missão de todos nós”, completa.