19 SET 2023
EDUCAÇÃO
Top 10 dos livros mais lidos na Biblioteca de Valinhos é atrativo para novos leitores
Nos 8 primeiros meses do ano foram disponibilizados 2.649 livros; número já ultrapassa os empréstimos no ano todo de 2022

De “Diário de um Banana”, de Jeff Kinney, a “Torto Arado”, do escritor brasileiro Itamar Vieira, e outros diferentes estilos literários. A lista ‘Top 10’ dos livros mais lidos na Biblioteca Pública Municipal ‘Dr. Mário Corrêa Lousada’, em Valinhos, revela a diversidade dos usuários que a frequentam.

Elaborada com base nas constantes buscas por estas obras, a lista com os títulos mais procurados é disponibilizada no espaço cultural que oferece empréstimo, acesso à internet e contação de histórias gratuitamente e tem se consolidado no município como ponto cultural e de lazer.

Liderando o ranking dos livros mais procurados da biblioteca, a coleção “Diário de um Banana”, ficção infantil de Jeff Kinney, chegou no mês passado e já é líder de saídas, sendo muito procurada pelas crianças. A bibliotecária Ludmila Ferrarezi, que está desde 2015 à frente do serviço, conta que essa busca é por conta da linguagem inusitada da obra, que foge da escrita clássica. “São livros despojados, divertidos, que as crianças gostam. Principalmente pelo toque de humor inesperado e pela sua linguagem coloquial”.

Até setembro, foram emprestados 2.649 livros, de diferentes estilos e gêneros literários, número que já ultrapassa os empréstimos do todo o ano passado. Com mais de 22 mil livros em seu acervo, a Biblioteca Municipal é disponibilizada pela Prefeitura e mantida pela Secretaria de Educação. Todos os serviços oferecidos são gratuitos.

“Oferecemos um espaço acolhedor e de convivência, que busca estimular a cidadania, a leitura e a preservação histórica. Há 52 anos a nossa biblioteca se mantém dinâmica, atendendo a moradores de várias faixas etárias, diferentes classes sociais e diversos gostos literários, onde se sentem inseridos em uma comunidade de leitores”, diz Ludmila.

O Secretário de Educação, William Leite da Silva, destaca que a Biblioteca Pública é uma extensão da rede municipal de ensino a todos os moradores e reforça o convite para quem ainda não costuma frequentar o espaço.

“Está aberta a qualquer pessoa, tanto de dentro da cidade quanto de fora. O público é diverso com a presença de crianças, de alunos e idosos, que usam o local para o conhecimento, mas também como forma de socialização. No espaço, é possível ainda contar com ajuda em pesquisas, apoio em referências bibliográficas para trabalhos acadêmicos e atividades de lazer como contação de histórias”, destaca Willian.

Aos residentes em Valinhos, por meio de um cadastro gratuito, é oferecido o empréstimo de até 3 livros, 3 revistas e 2 DVDs, durante 14 dias. Porém, o uso do espaço para estudo, leitura e acesso à internet e computadores é permitido a todos os cidadãos, moradores ou não da cidade.

TOP 10

Abaixo você pode conferir quais são os 10 livros mais lidos na Biblioteca Pública Municipal de Valinhos:

1 - Coleção “Diário de um Banana”, de Jeff Kinney
2 - “A Biblioteca da Meia-Noite”, de Matt Haig