19 SET 2023
MOBILIDADE URBANA
Educação no trânsito: alunos de Valinhos aprendem brincando
Ação de conscientização é realizada em comemoração a Semana Nacional do Trânsito

O projeto de educação no trânsito ‘DER na Escola’ continua nesta terça-feira (19) na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Marli Aparecida Borelli Bazetto. A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, viabilizou a ação para cerca de 430 alunos do 1º ao 9º ano em comemoração à Semana Nacional do Trânsito.

As atividades tiveram início na segunda-feira (18) com os alunos do 6º ano. Nesta terça-feira (19) é a vez dos estudantes dos 4, 5, 7, 8 e 9º anos. Para encerrar, na quarta-feira (20), as crianças dos 1, 2 e 3º anos aprenderão brincando.

“É importantíssimo trazer informações acerca do tema para os alunos, pois presenciamos muita dificuldade por parte de pedestres e motoristas em seguir a legislação. As crianças são muito mais abertas ao aprendizado e a mudança de hábitos, principalmente em relação ao trânsito, e elas podem levar os ensinamentos aos pais”, comenta Luiz Fernando Gotardi, coordenador pedagógico.

Desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem, o projeto ensina sobre segurança no trânsito através de atividades lúdicas. As crianças participam de palestra interativa, assistem a um teatro e brincam com um jogo de tabuleiro gigante e um quiz com perguntas e respostas. Ao final, todos fazem um desenho livre sobre o conteúdo aprendido.

Os alunos mais velhos ainda passam pela experiência do Escape Room, que acontece dentro de um caminhão e consiste em uma ação lúdica colaborativa, que agrega informações e conhecimentos sobre o trânsito.

Local: Valinhos