21 SET 2023
SERVIÇOS PÚBLICOS
“Valinhos em Ação”: Dia da Árvore é marcado por plantio de mudas na EMEB do Jd. Do Lago
Alunos da EMEB Jerônymo Alves Corrêa durante o plantio de mudas de árvores

Alunos e diretor participaram de dinâmica sobre a importância das árvores e plantaram várias espécies em áreas da escola

A segunda fase do Programa Valinhos em Ação, na região do Jardim do Lago, incluiu nesta quinta-feira (21) uma ação especial da Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, para marcar o Dia da Árvore. Seis alunos da EMEB Jerônymo Alves Corrêa, do ensino fundamental 1 e 2, participaram do plantio de 10 mudas de seis espécies diferentes árvores. São elas: aroeira pimenteira, oiti, grumixama, cereja do Rio Grande, jabuticaba e ipê amarelo.

A diretora de Praças e Jardins e bióloga, Fernanda Capavilla, realizou uma dinâmica com os alunos para destacar a importância das árvores e da biodiversidade. Na sequência ela orientou cada um dos seis alunos no plantio de cada muda, ao lado do secretário adjunto, Helon Rondan Panzzani Silva, e do engenheiro agrônomo da Secretaria de Serviços Públicos, Rodolfo Duarte de Melo.

O diretor da EMEB, Alex Sander Contiero, explicou para os alunos que o plantio de novas mudas estava sendo realizado para a reposição de algumas árvores que estavam comprometidas na escola e tiveram que ser removidas. “Agora estamos fazendo a compensação e vamos cuidar, com muito carinho com a supervisão de vocês alunos, das novas árvores que a nossa escola ganhou”, comemorou Alex.

“Eu gosto muito da matéria de ciências que envolve a biologia. Na nossa família é um hobby plantar árvores frutíferas em áreas verdes autorizadas aqui em Valinhos e também em nossa chácara no bairro Parque Valinhos. Faço plantio desde os meus nove anos com meu pai Luiz Henrique Mosca. Por isso, estou muito feliz em participar dessa ação no Dia da Árvore”, disse a aluna Isabela Antunes, 12 anos. Ela plantou uma muda de oiti.

O aluno Benjamim Torres, 10 anos, plantou uma muda de arueira pimenteira. “Essa é a primeira árvore que eu planto na vida e foi muito legal. Vou cuidar dela e me comprometo a fazer ao menos uma vistoria semanal, após as minhas aulas de Educação Física”, relatou Bejamim, ao enfatizar que está acompanhando as ações do “Valinhos em Ação” no bairro Vila Pagano, onde mora, e que incluiu roçagem e poda de várias árvores que precisavam há tempos de cuidado.

Há um ano morando em Valinhos, no Jardim Imperial, o aluno venezuelano, Yannien Gonzales, 14 anos, plantou um muda de cerejeira. “No meu país de origem eu sempre plantei árvores frutíferas, assim como grãos, como o milho. Aprendi desde de os meus cinco anos a lidar com a terra e estou feliz por ter participado dessa ação aqui na escola”, finalizou Gonzales.

Léticia Gabrielle Pitante, 10 anos, plantou uma muda de grumixama e disse que vai cuidar da árvore sempre que puder entre uma aula e outra. Moradora do Morada do Sol ela ressaltou que está muito feliz com o “Valinhos em Ação” no seu bairro, principalmente porque a rua onde reside, Antônio Trento, ganhou um playground novo.

Força-tarefa

A força-tarefa de zeladoria e melhorias simultâneas beneficiará nesta fase os moradores de 14 bairros. Além do Jardim do Lago, Maracanã e Panorama, são eles: Parque Florence, Jardim Pacaembu, Santa Cecília, Lorena, Morada do Sol, Vila Pagano, Santo Antônio, Residencial Augusto Valentim Juliato, Jardim São Jorge, Santa Marina e Jardim Valença.

Segundo a Secretaria de Serviços Públicos a previsão de término é no final de setembro. Para o próximo dia 30 está programado um evento de lazer, em local a ser confirmado, para marcar o encerramento da segunda fase do “Valinhos em Ação”.

O aluno venezuelano, Yannien Gonzales, 14 anos