Em expansão em diversos setores econômicos, a Nanotecnologia no Brasil avança também cada vez mais no agronegócio, com soluções e preparação para as necessidades do futuro em todo o planeta.
Esse será um dos temas da 1ª Semana Internacional da Nanotecnologia ‘Nanoweek’, em Valinhos, município no interior de São Paulo com vocação para a agricultura e que já se destaca também pela presença de empresas que atuam no segmento.
O evento inédito será no Senai próximos dias 30/9 e 1º/10 e está com inscrições gratuitas abertas pelo link:
https://doutornano.com/nanoweek/
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma das apoiadoras do evento em parceria com a Prefeitura de Valinhos, o Senai e a empresa Doutor Nano.
A nanotecnologia poderá, por exemplo, auxiliar os produtores de figo, entre outras frutas produzidas na cidade, a enfrentar desafios, aumentar a qualidade e a competividade no mercado.
Entre os 19 renomados especialistas que levarão uma gama de conhecimento aos empreendedores dos mais variados segmentos, alguns apresentarão palestras relacionadas ao campo, como “Nano no agronegócio”, pelo dr. José Marcomini, chefe-geral e pesquisador da Embrapa Instrumentação; “Filmes comestíveis para ampliação de vida de prateleira em frutas, hortaliças e legumes”, pela dra. dra. Farayde Matta Fakhoury, co-fundadora da Bio2coat, starta-up espanhola com a missão de eliminar o desperdício de alimentos e reduzir o uso de plásticos; e "Desbravando fronteiras: inovação da nanotecnologia verde nos mercados cosmético, veterinário e agrícola”, pela dra. Beatriz Veleirinho, com expertise nas áreas da bionanotecnologia, biomateriais, biopolímeros e sistemas de liberação controlada.
REFERÊNCIA
“A 1ª Semana Internacional da Nanotecnologia de Valinhos proporcionará conexões entre setores vitais como agronegócio, indústria, comércio e comunidade. Estamos trabalhando para destacar Valinhos no eixo da tecnologia e inovação. Somos a capital do figo e queremos tornar nossa cidade referência em nanotecnologia”, diz a prefeita Capitã Lucimara Godoy.
“Queremos unir esforços para potencializar a nanotecnologia e seus benefícios em várias áreas, nos preparando para o futuro e incentivando até mesmo o surgimento de novos profissionais neste segmento promissor”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Eduardo Camargo.