25 SET 2023
SAÚDE
Outubro Rosa: Sem fila de espera, Prefeitura fará mamografia por demanda espontânea
Mulheres sem encaminhamento médico serão atendidas no CEV todas as quartas-feiras do próximo mês

Depois de zerar a fila de espera de mamografia, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, atenderá mulheres por demanda espontânea em celebração ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Todas as quartas-feiras de outubro (4, 11, 18 e 25), mulheres com mais de 40 anos, com ou sem o encaminhamento médico, serão atendidas no Centro de Especialidades de Valinhos (CEV 1) das 8h às 17h. O endereço é Avenida dos Esportes, nº 335 - Vila Bissoto.

“É uma grande alegria e sensação de dever cumprido chegar ao mês de conscientização do câncer de mama sem nenhuma mulher aguardando na fila para fazer o exame preventivo. Quando assumimos a gestão, assumimos o compromisso de acabar com as demandas reprimidas da saúde, e assim estamos fazendo com várias especialidades”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara de Godoy.

Pacientes que apresentarem alterações no exame serão agendadas com ginecologista na sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Em casos de suspeita oncológica, após a consulta, a Secretaria da Saúde solicitará uma vaga no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo, o Siresp, para a continuidade do tratamento conforme as especificações de cada caso.

Fila zerada

Em agosto, a Prefeitura atendeu 100% da demanda do exame do município. Mais de 830 mulheres foram atendidas no Ônibus da Mamografia, viabilizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro), do qual a administração faz parte desde 2021 para aumentar a oferta de serviços de saúde e atender demandas reprimidas.

“Superamos a expectativa. Além das pacientes que aguardavam na fila de espera, aquelas que não possuíam o pedido médico também foram atendidas durante a ação”, disse o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.

Local: Valinhos