25 SET 2023
Emoção e inclusão marcam a abertura dos Jogos Estudantis de Valinhos

Cerimônia reuniu alunos, professores, autoridades e teve a tradicional Tocha Olímpica

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou nesta segunda-feira (25) a abertura dos Jogos Estudantis 2023. A solenidade, marcada por emoção e inclusão, foi no Ginásio Municipal Vereador Pedro Ezequiel da Silva e reuniu alunos, professores, familiares e autoridades.

A prefeita Capitã Lucimara Godoy enfatizou a importância dos valores que o esporte agrega. “A retomada dos jogos pós-pandemia, desde o ano passado, significa responsabilidade e trabalho intenso que a Prefeitura tem realizado em Valinhos. O esporte representa valores fundamentais que serão carregados não só no tempo escolar dos alunos como também para a vida, como respeito ao próximo e a disciplina”, reforçou.

O momento mais aguardado foi a chegada da Tocha Olímpica, carregada por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Valinhos; pelo atleta da Melhor Idade, Paulo Cremasco; e pelo professor de educação física e ex-atleta, Peterson Pereira; além dos jogadores de futsal Down da Ponte Preta.

Além da prefeita, estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Thiago Samasso; a chefe de Gabinete, Claudineia Serafim; o secretário de Esportes Felipe Zani; e a secretária-adjunta de Educação, Maria Isabel Perina.

Para Zani, os jogos fomentam a participação dos alunos e principalmente a integração. Pietra Luccas da Silva, de 12 anos, reforçou o quanto é importante competir e essencial vivenciar momentos como esse. Ela disputará as partidas de vôlei.

O professor da rede municipal de ensino e ex-atleta de futebol profissional do Corinthians e Guarani, Wilson Coimbra, salientou a influência do esporte na socialização. “O contato com outros alunos é fundamental no processo educativo, independente de ganhar ou perder. O mais importante é a socialização que os jogos promovem aos atletas e o respeito ao adversário”, completou.

No total serão 299 equipes e 2.046 participantes divididos em 34 modalidades, entre elas Altletismo para Pessoas com Deficiências (PCD's). Os jogos serão no Ginásio Municipal Vereador Pedro Ezequiel da Silva, no Parque Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo) e no Complexo Esportivo Prof. Eledir Rosa de Amorim (Campo do Jupa). Serão 16 dias de competição que termina no dia 11 de outubro.

Local: Valinhos