Os participantes do roteiro de cicloturismo, promovido no último dia 5 pela Prefeitura de Valinhos, elogiaram a atividade. Os ciclistas que pedalaram por 15 quilômetros de extensão, entre a Casinha do Figo com Chocolate e o Observatório Abrahão de Moraes, e depois retornaram pelo mesmo caminho, destacaram as belezas do trajeto, em meio à natureza, assim como a boa organização do evento que envolveu as secretarias de Cultura e Turismo, Esportes e Lazer e Mobilidade Urbana, esta última garantindo a segurança dos bikers no percurso.
O cicloturismo, além do caráter esportivo e turístico, também levou os participantes, que já tinham experiência de pedalar em distâncias maiores, em trajetos de estrada de terra e subidas íngremes, a conhecerem o Observatório, pois muitos deles ainda não tinham participado de nenhuma atividade no espaço que promoveu, entre os dias 2 e 5 deste mês, a programação ‘Férias com mais Estrelas’, com o apoio das prefeituras de Valinhos e Vinhedo.
Já no Observatório, que está situado em Valinhos, mas seu acesso se dá por Vinhedo e é mantido pela Universidade de São Paulo (USP), os cicloturistas participaram de várias atividades do programa de férias. Os amigos que pedalaram juntos Carina Cavicchioli, Angelita Demarchi e Gilmar Angeli, ainda não conheciam o observatório e aprovaram o roteiro. “Eu pedalo toda semana, mas ainda não tinha feito esse roteiro. Foi bacana fazer o cicloturismo em grupo e aproveitar para conhecer o Observatório. Valeu muito a pena”, disse Gilmar.
Aldevandro Vagner Avance e o filho Vitor Gonçalves Avance também estão acostumados a pedalar aos finais de semana e aproveitaram cada momento juntos no cicloturismo. “Gostei, muito. Foi legal vim de bicicleta aqui onde eu tinha estado apenas uma vez numa excursão com a escola”, falou Vitor. “É bom praticar esporte e atividades como esta, organizadas pela Prefeitura, e que estimulam a gente a praticar mais o ciclismo. Gostei de conhecer aqui”, disse Aldevandro.
Priscila Dias Gigollotti fez o percurso sozinha e também aproveitou cada momento. “É bem bacana este movimento que a Prefeitura está fazendo, pois une turismo com esporte. Eu ainda não tinha visitado a Casinha do Figo com Chocolate e nem o Observatório e além de me exercitar conheci lugares lindos que vou querer voltar e recebi novos conhecimentos da astronomia. Não vejo a hora de fazer o próximo cicloturismo”, destacou.
“O Férias com mais Estrelas reforça o valor do Observatório Abrahão de Moraes como patrimônio acadêmico, histórico e cultural da nossa região. A parceria entre as prefeituras e a USP fortalece o vínculo da população com a ciência, com a natureza e com o turismo responsável. Queremos que cada vez mais pessoas descubram e vivenciem esse espaço único que temos em nosso território”, destaca o secretário de Cultura e Turismo de Turismo de Valinhos, Fabricio Bizarri.
“Foi uma satisfação para a Secretaria de Esportes e Lazer colaborar com esse evento e incentivar a prática de atividades físicas e esportivas em nosso município”, completou o secretário da pasta Renato Florêncio.
Portas abertas
No evento ‘Portas Abertas’, do Observatório, que encerrou no dia 5 a programação do ‘Férias com mais Estrelas’, além da participação dos cicloturistas, os demais visitantes puderam fazer observação do Sol, assistir ao show da Física, participar de experimentos científicos, assistir à apresentação do Coral Bem Viver de Vinhedo, receber doações de mudas oferecidas pela Secretaria do Verde e da Agricultura de Valinhos. Também tiveram orientações sobre animais peçonhentos e carrapatos pela Divisão de Vigilância e Zoonoses da Secretaria de Saúde de Valinhos, em comemoração ao Dia Mundial das Zoonoses (celebrado no dia 6 de julho) e, por fim, realizaram observações noturnas.
“Ficamos sempre muito felizes com a presença dos visitantes em nosso Observatório. Fazemos questão de estar com as portas abertas e agradecemos ao apoio das prefeituras de Valinhos e Vinhedo para que possamos evoluir no atendimento ao público. O objetivo principal é fazer uma divulgação científica de qualidade. Graças a esse e outros eventos, mais pessoas tomam consciência da existência do Observatório tornando-o cada vez mais vivo e uma referência na região em termos de difusão do conhecimento”, destaca o professor Rama Teixeira, que idealizou e coordena o evento há 10 anos.
Para a diretora Mônica Santos, do Departamento de Turismo, ligado à Secretaria de Cultura e Turismo de Valinhos, a realização do cicloturismo alcançou os objetivos. “Foi interessante ver a reação dos participantes, pois muitos deles não conheciam o Observatório e nem a Casinha do Figo com Chocolate. A promoção de projetos de cicloturismo contribuiu também como atrativo para fortalecer a economia, proporcionando mais visibilidade e possibilidade de geração de renda para os envolvidos nos roteiros”, destacou.
“Buscamos realizar uma atividade com todo o apoio e estrutura aos ciclistas para que pudessem fazer o roteiro com tranquilidade e segurança, desde a hora que chegaram ao ponto de apoio da Casinha do Figo com Chocolate, onde puderam estacionar seus veículos, usar os banheiros e se preparar para o roteiro, até a chegada ao Observatório, e depois no retorno também. Os participantes gostaram muito e já pediram novos roteiros”, disse a diretora de Eventos, Recreação e Lazer da Secretaria de Esportes, Gislaine Moscatini.