29 SET 2023
Concurso de Prosa e Poesia da Primavera é retomado após 15 anos

Abertura foi nesta sexta-feira, no Museu, com a presença de Acadêmicos da AVLA e profissionais de educação e cultura

Após 15 anos, Valinhos retoma um tradicional evento para estimular a produção literária e promover o desenvolvimento educacional e cultural. As inscrições para o I Concurso de Prosa e Poesia da Primavera de Valinhos foram abertas nesta sexta-feira (29) em evento no Museu e Acervo “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto”.
Podem participar somente os alunos regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino público e privado da cidade. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo e-mail: concursoavla@gmail.com.
O concurso é uma realização da Academia Valinhense de Letras e Artes (AVLA) com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Cultura. As disputas serão realizadas nas categorias: Infantil – de 7 12 anos completos, Juvenil – de 13 a 18 anos completos e adulto – a partir de 19 anos.
A cerimônia contou com a presença dos Acadêmicos da AVLA, os secretários de Educação, William Leite da Silva, e de Cultura, Ricardo do Vale, a vereadora e acadêmica, Simone Belini. Além disso, estavam presentes professores, coordenadores e diretores dos estabelecimentos de ensino. Na ocasião, a antropóloga e professora, Regina Tavares, representou a Academia Campinense de Letras.
O secretário de Educação, William Leite da Silva, destacou que a iniciativa deve incentivar o gosto pela escrita. “Acreditamos que o concurso incentive os alunos da rede municipal a produzir boa literatura, estimulando a criatividade e revelando talentos da cidade”, disse.
O secretário de Cultura, Ricardo do Vale, destacou que a prosa e poesia muitas vezes está relacionada ao amor e a luz e comparou uma obra literária a um girassol. “Para que o girassol se desenvolva é necessário um solo fértil e na administração da Capitã Lucimara Godoy passamos a ter essa condição na área de cultural em Valinhos. Prova disso é o Museu que passou por reformas e que voltou a ter vida e ser palco de eventos culturais, tal como esse de hoje”, comemorou.
A professora valinhense e avaliadora da comissão julgadora do concurso, Aurelice Sentalin Valverde, disse que é uma honra participar. “Na década de 90 fui vencedora do concurso na modalidade poesia infantil e na sequência juvenil. Assim, estou muito feliz e honrada por ser parte integrante do que esta sendo agora resgatado”, comentou.

Regulamento

O regulamento está disponibilizado nas redes sociais da AVLA. O texto deve obrigatoriamente ser inédito, escrito em formado de prosa ou poesia, e de autoria do participante.
Os três vencedores de cada categoria receberão honrarias em troféus da Academia Valinhense de Letras e Artes. As inscrições seguem até 27 de outubro, e a premiação acontecerá em Sessão Solene, em novembro.
A avaliação dos trabalhos inscritos estará a cargo de uma Comissão Julgadora, composta por professoras, educadoras e escritoras, todas acadêmicas da AVLA: Aurelice Sentalin, Cibele Madai, Laís Helena Antunes dos Santos Aloise, Josefina Palácio, Maria José Tordin, Neusa Marilda Mucci e Patricia Gomez.
A Comissão Organizadora esta sob a responsabilidade das acadêmicas Cida Reis e Sandra Alves (Poetisa Azul) e da advogada Dra Adriana Rosa di Stefano. A coordenação geral do concurso é de André Luiz Rosa, presidente da AVLA, e do acadêmico Alexandre Fragoso.