06 OUT 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Além de ampliar serviços, Centro de Idoso de Valinhos tem programação especial neste mês
Arquivo Prefeitura de Valinhos
Somadas às atividades gratuitas oferecidas pela Prefeitura para mais de 1,4 mil idosos, outubro terá Contação de Causos, Baile da Saudade e outros atrativos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, preparou para este mês uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. A abertura será na próxima terça-feira (10), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), a partir das 13h30, com culto ecumênico, apresentação musical com violino, divulgação do Programa da Terceira Idade e exposição de trabalhos confeccionados pelas participantes, como pintura e crochê. O Conselho Municipal do Idoso, presidido pelo professor Zeno Ruedell, também participará.

No 23 (segunda-feira), a partir das 13h30, haverá atividade cultural, com Expressão Corporal do grupo de teatro do CCI e Contação de Causos e Histórias de Assombração dos Tempos da Vovó. Na terça (24), às 8h, as atividades serão voltadas para saúde, cultura e esportes.

No encerramento, marcado para dia 27 (sexta-feira), a partir das 13h30, terá Baile da Saudade em parceria com a Associação da Terceira Idade de Valinhos (ATIV), com a Banda Sidney & Cia. O evento terá a presença da rainha e princesa da Terceira Idade, Maria de Fátima Silva e Maria de Fátima Tonon, respectivamente.

Antes mesmo do mês comemorativo, os idosos assistidos pela Prefeitura com diversas atividades receberam uma novidade: o Laboratório de Informática, que promoverá a inclusão digital na Terceira Idade.

Data
O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente no 1º de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa. A mensagem deste dia é passar mais carinho, cuidado, respeito e atenção a essas pessoas, muitas vezes esquecidas pela sociedade e pela própria família.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo o indivíduo com 60 anos ou mais nos países em desenvolvimento, ou com 65 anos ou mais em países desenvolvidos. No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741, chamada de Estatuto do Idoso.

Programação:
Abertura Oficial
Dia: 10 de Outubro (terça-feira)
- Culto Ecumênico
- Participação do Conselho Municipal do Idoso com Professor Zeno
- Apresentação Cultural de Violino
- Breve apresentação do Programa da Terceira Idade
- Exposição de trabalhos confeccionados pelas idosas de pintura e crochê

Dia: 23  (segunda-feira)
- Expressão Corporal com o Grupo de Teatro
- Contação de causos e histórias de assombração dos tempos da vovó

Dia: 24 (terça-feira)
Horário: 8h
- Ação de Saúde (Aferição de pressão, Teste de Glicemia, Orientações da saúde bucal, Orientações da Vigilância Sanitária e Pedido de mamografia)
- Ação de Cultura (Dança Criativa – Prof. Sabrina e Artes Circenses – Prof. Lucas)
- Ação de Esportes (Manhã de Atividades Recreativas)

Dia 27 (sexta-feira)
Baile da Saudade com ATIV.

Local dos eventos: Centro de Convivência do Idoso Roque Palácio
Rua Campos Sales, nº 49, Centro, Valinhos