06 OUT 2023
Encontro de ROMU encerra comemoração de 40 anos da GCM com palestras e desfile de veículos

Pedra fundamental foi lançada em 1983

O 1º Encontro de ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) encerrou nesta sexta-feira (6) o 1º Fórum de Segurança, que se destinou à comemoração dos 40 anos de atividades da Guarda Civil Municipal (GCM), na Praça Washington Luiz. O evento foi finalizado com desfile com veículos do grupamento pela cidade.

No período da tarde o ponto alto do encontro foi a presença de um caminhão-baú com um dispositivo de tiro virtual e telão. “O dispositivo é para os alunos em formação e também para as demais cidades. Ele dá a dinâmica de uma ocorrência real, com precisão de tiros e emite relatórios”, detalhou o subinspetor da ROMU, José Donizete Cezário.

Segundo ele, encontros entre grupamentos da região e outras cidades permite a troca de informação e a integração para uma atuação conjunta nos limites dos municípios. Pela manhã houve palestra sobre Atualidades da Romu e Atirador Ativo nas Escolas. “É um tema muito importante porque hoje isto é uma realidade e precisamos proteger nossas crianças”, acrescentou o subinspetor.

Para o comandante da guarda-civil de Jaguariúna, Adonias Mendes de Araújo, o encontro foi positivo. “É sempre bom encontros como este. Permite atualizar conhecimentos e trocar informações entre as corporações sobre ações ocorridas e que eventualmente podem ocorrer”, prevê Araújo.

Na abertura do evento estiveram presentes o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva, a comandante da GCM de Valinhos, Sandra Magalhães, o vice-presidente da Câmara, vereador Thiago Samasso, e a vereadora Simone Bellini, que também atua na guarda-civil, além de corporações de Vinhedo, Itatiba, Campinas, Jaguariúna, São José dos Campos e outras.

Comemoração
Os 40 anos da GCM teve abertura oficial com o 1º Encontro Nacional das Guardiãs Maria da Penha, realizado na última quinta-feira (5). O evento atraiu corporações do país inteiro, como Corumbá (MS) e Balneário Camboriú (SC), de cidades paulistas, como Botucatu, São Sebastião, Taboão da Serra, e de municípios vizinhos, como Louveira, Vinhedo, Piracicaba e outros.

O evento possibilitou a troca de informações e a padronização de algumas ações, gerando a sensação de segurança nas mulheres. O dia foi marcado ainda por palestras e mesa redonda, incluindo uma palestra on-line com a ativista Maria da Penha Maia Fernandes, que deu nome à Lei 13.340/2002, e participação do Ministério Público de São Paulo (MPSP).

Ainda na última quinta-feira (5) teve Dia de Treinamento com o Grupo de Operações de Cães (GOC) com os cães K-9 das cidades da região, com atualizações das técnicas de faro, proteção e obediência.

O lançamento da pedra fundamental da GCM em Valinhos foi no dia 4 de outubro de 1983.