Prefeitura liberou exames todas as quartas-feiras do “Outubro Rosa” para demandas espontâneas
No mês de prevenção ao câncer de mama e sem fila de espera por mamografia na cidade, a Prefeitura de Valinhos abriu o atendimento para mulheres que não possuem o pedido médico do exame todas as quartas-feiras. É o exemplo da moradora do Parque das Colinas, Maria José Feitosa de Almeida, de 64 anos.
“É uma ação que precisa continuar, é importante para nós que não temos convênio, não temos dinheiro para pagar uma mamografia”, afirma. Ela se emociona ao relatar que não vai ao médico há muito tempo. “Já faz uns 20 anos que não faço nenhum exame, então foi uma maravilha poder fazer aqui no CEV”.
Em todas as quartas-feiras do mês, das 8h às 17h, mulheres com mais de 40 anos podem fazer o exame por demanda espontânea no Centro de Especialidades de Valinhos (CEV 1). A ação teve início no último dia 4 e segue nos dias 11, 18 e 25.
O laudo poderá ser retirado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da paciente 30 dias após a realização da mamografia.
Fila zerada
Em agosto, a Prefeitura atendeu 100% da demanda do exame do município. Mais de 830 mulheres foram atendidas no Ônibus da Mamografia, viabilizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro), do qual a administração faz parte desde 2021 para aumentar a oferta de serviços de saúde e atender demandas reprimidas.
Serviço
Centro de Especialidades de Valinhos (CEV 1)
Endereço: Avenida dos Esportes, nº 335 - Vila Bissoto
Atendimento: todas as quartas-feiras (4, 11, 18 e 25) de outubro, das 8h às 17h