17 OUT 2023
Ônibus da Oftalmologia: pacientes elogiam eficiência e qualidade
Foto Noticia Principal Grande
Carolina Martins Dias Campos, de 71 anos, em atendimento no Ônibus da Oftalmologia
Ação inédita teve início nesta 3ª feira e contempla valinhenses agendados previamente pela Prefeitura

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou nesta terça-feira (17) os atendimentos no Ônibus da Oftalmologia, ação que vai zerar a fila de espera da especialidade no município. A moradora do bairro Novo Mundo, Carolina Martins Dias Campos, de 71 anos, teve sua consulta marcada logo cedo e aprovou a iniciativa.

“O atendimento foi muito bom! Estou com problema com o grau que aumentou e, além disso, vinha sentindo algumas dores no olho. O médico já identificou a causa, encaminhou para tratamento que será feito no Centro de Especialidades (CEV 1) e receitou novo grau”, conta.

Os novos usuários de óculos também saíram satisfeitos. “Comecei a reparar dificuldades em fazer leitura de perto, então o médico identificou que preciso de óculos e passou a receita com o grau. O atendimento foi bom e muito rápido”, disse Nichollas Fernando Ribeiro, de 43 anos, morador do São Bento.

O secretário da Saúde, João Gabriel Vieira, reforça a necessidade do agendamento prévio. “É muito importante ressaltar que os atendimentos serão feitos para os pacientes que já possuíam o encaminhamento médico na rede municipal e que tiveram o procedimento marcado com antecedência pela Prefeitura. Esta é uma ação para atender a demanda reprimida”, explica.

O atendimento está sendo feito por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro), contratado pela atual administração municipal. O ônibus ficará estacionado durante 30 dias no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) e mais de 6 mil consultas e exames serão realizados, entre refração, mapeamento de retina, tonometria e biomicroscopia.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com exceção das quartas-feiras, quando o expediente será encerrado às 14h. O munícipe deve comparecer no dia e horário agendado portando documento de identificação e cartão SUS.

Ônibus da Oftalmologia
Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC)
Endereço: Av. dos Esportes, s/n - Vila Olivo
Atendimento mediante agendamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com exceção das quartas-feiras, com encerramento às 14h.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos