18 OUT 2023
SAÚDE
Laboratório Municipal é denominado "Dr. Braz Eugênio Carlos Franceschini" em homenagem ao legado de médico valinhense
Serviço de Saúde inaugurado em maio já apresenta dados positivos, como redução do tempo de espera de resultados exames

Em homenagem à memória do médico Braz Eugênio Carlos Franceschini, que atuou por mais de 30 anos na rede municipal, a Prefeitura de Valinhos perpetuou seu nome no Laboratório de Análises Clínicas. A cerimônia foi nesta quarta-feira (18), quando a prefeita Capitã Lucimara Godoy descerrou a placa.

“Nada mais justo do que fixar neste espaço de excelência o nome de um profissional de excelência, uma referência de ser humano que foi o doutor Braz. Assim como em janeiro entregamos a nova Central de Medicamentos, a inauguração do laboratório foi muito além de um prédio, entregamos um serviço público de verdade. Foi mais um grande avanço na saúde de Valinhos, onde já zeramos filas de mamografia, de diversos tipos de cirurgias e vamos zerar a demanda por atendimento oftalmológico”, afirmou.

Doutor Braz ingressou no serviço público em 1988 como médico geral e plantonista e se destacou também com sua atuação no Programa Melhor em Casa, no qual se dedicou até o fim de sua vida levando atendimento domiciliar a pacientes acamados. Também fez palestras e seminários e atuou em grupos de tratamento de doenças e prevenção, como tabagismo, entre outros relevantes à saúde pública. Tinha ainda outro talento que transformou em solidariedade. Baterista da banda Conjunto DNA 7, se apresentou de forma beneficente em eventos de Valinhos e região. Ele faleceu em 15 de junho de 2019, aos 63 anos.

Amigos e familiares se lembraram com carinho do legado do médico. “É uma honra recebê-los aqui pois, ao denominar o laboratório com o nome do doutor Braz, nós estamos humanizando este local com o carinho e dedicação que ele teve com cada paciente que atendeu”, disse o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira, aos familiares.

Avanços

O Laboratório Municipal Dr. Braz Eugênio Carlos Franceschini foi inaugurado no final de maio, após seis anos de espera. Em cinco meses de funcionamento, a quantidade de exames realizados foi ampliada em 15%, pois o novo prédio agora conta com o dobro da capacidade.

O tempo de espera dos resultados foi reduzido em 25%, passando de quatro para três dias. Antes, oscilava entre quatro a cinco dias. A redução se deve a aquisição de um equipamento de análises bioquímicas mais moderno e veloz.

No local são feitos exames de glicose, colesterol, triglicerídeos e função hepática, renal e cardíaca são alguns dos exemplos mais comuns, além dos setores de bioquímica, imuno-hormônio, hematologia, coagulação, urinálises, microbiologia e análises parasitológicas.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos