24 OUT 2023
SAÚDE
No Dia de Combate à Poliomielite, Prefeitura reforça a importância da Campanha de Multivacinação para crianças
Valinhenses menores de 15 anos podem se vacinar em todas as UBS’s

Nesta terça-feira (24) é celebrado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite e a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, reforça que a imunização é a única forma eficiente de prevenir a doença. Para isso, o município realiza a Campanha Nacional de Multivacinação, que tem o objetivo de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

“O Brasil foi declarado livre da doença há quase 30 anos, mas, devido às baixas coberturas vacinais, corremos o risco que ela volte. Isso não pode acontecer. Por isso, pedimos que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos para tomarem a vacina, pois essa é a nossa única arma contra a pólio”, afirmou o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.

As vacinas VIP (vacina inativada injetável) ou VOP (vacina atenuada oral), utilizadas contra a paralisia infantil, devem ser iniciadas a partir dos dois meses de vida, com mais duas doses aos quatro e seis meses, além dos reforços entre 15 e 18 meses e aos cinco anos, cada uma de acordo com as especificações de idade.

A aplicação das doses é feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, e das 13h às 15h, com exceção das unidades São Marcos e Paraíso, que têm horário de vacinação ampliado até às 18h. Já a UBS Vila Santana vacina das 9h às 15h, sem intervalo para o almoço, exceto nas segundas e quartas-feiras, quando é aplicada somente a vacina BCG.

A campanha vai até o dia 31 de outubro e, além dos imunizantes contra a poliomielite, as crianças podem tomar todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI), de acordo com o calendário de idade. A caderneta é composta pelas vacinas Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócica 10V, Meningocócica C Conjugada, Meningocócica ACWY, HPV, BCG, Febre amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola - SCR), Tetra viral (SCR e varicela) ou tríplice viral + varicela, Varicela, DTP e Hepatite A.

Sintomas e transmissão

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa causada pelo Poliovírus e ocorre principalmente em crianças menores de quatro anos. Ela pode ser assintomática ou apresentar poucos sintomas, como febre, dor de garganta, dor abdominal, vômitos e diarreia. Sua forma grave pode desenvolver paralisia, causando sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

A transmissão do vírus ocorre por contato fecal-oral, por contaminação da água e de alimentos por fezes. A doença também pode ser transmitida pela forma oral-oral, através de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar.

Covid-19 e Gripe

A Prefeitura ressalta ainda que, além dos imunizantes da caderneta, o município segue com a vacinação contra a Gripe em todas as UBS’s, das 9h às 11h e das 13h às 15h. Já contra a Covid-19, os locais e horários para as crianças são:

• UBS Vila Santana (Avenida Brasil, 144): terça e quinta-feira, das 9h às 15h;
• UBS Vila Itália (Rua Alexandre Pedroni, 137): sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h;
• UBS Parque Portugal (Rua Abrantes, 550): terça-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h;
• UBS Paraíso (Rua da Acácias, s/n): terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 18h;
• UBS São Marcos (Rua Três, s/n): segundas, quartas e quintas-feiras, das 9h às 18h.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos