A 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada pelo Conselho Municipal da área em parceria com a Prefeitura de Valinhos, teve início nesta quinta-feira (26) na Câmara Municipal. Uma mesa redonda mediada pelo professor da rede municipal e especialista do Núcleo de Atendimento à Educação Especial (NAEE), Jony Anderson de Oliveira, debateu o tema central “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo”.
A secretária de Assistência Social, Flávia Montagnero, ressaltou a importância do evento para a garantia da acessibilidade e a inclusão efetiva. “É um debate de extrema necessidade. Espero que seja uma conferência com discussões de grande valia para avançarmos os trabalhos nesta área”, destacou.
“É preciso debater a criação de um fundo nacional voltado para esta finalidade, a de inclusão. Valinhos tem avançado nesta tema, com acessibilidade nas calçadas, possibilitando a mobilidade, há também a inclusão no esporte com programas, a criação do Centro de Referência do Autismo e outros. Temos nos esforçado para entregar tudo isto dentro dos limites constitucionais e financeiros da cidade”, explicou o secretário do Governo, Crislânio Lopes.
Também estiveram presentes na abertura a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Claudia Regina de Melo Melchert; o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, atualmente em Sumaré e na 4ª Promotoria de Justiça em Valinhos, Denis Henrique Silva; o coordenador do Programa de Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro, David Farias Costa; a psicóloga e conselheira no CMDPD, Ana Carolina Manzi; e o vereador Marcelo Yoshida. Os vereadores André Amaral, André Melchert e Alexandre Japa, além de muitas entidades, participaram da conferência.
No esporte, Costa destacou que, “mais importante que a classificação, já que o país está nas quatro edições dos jogos paralímpicos e ficou sempre entre os 10 melhores países, o esporte permite a visibilidade para mostrar que a pessoa com deficiência pode muito mais do que se imagina”. Acrescentou que as melhorias e investimentos começam em âmbito municipal.
Já o promotor exaltou a participação da plateia, repleta de pessoas com deficiências variadas, enaltecendo suas habilidades. “Há pessoas que escutam mais do que nós conseguimos falar”, enfatizou.
O primeiro dia foi encerrado com a palestra “Os 5 eixos temáticos”, com a conselheira do CMDPD, Maria Teresa Del Niño Jesus Espinós de Souza Amaral, dona Teresita, que é conselheira vitalícia do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e presidente da Entidade Dorothy Stang - Centro de Cidadania, Defesa de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.
Nesta sexta-feira (27), a conferência continua na Faculdade Anhanguera de Valinhos (FAV), às 8h30, com encerramento previsto para as 17h, com discussões sobre os eixos temáticos por grupos. Os debates resultarão em propostas que seguirão para as conferências estadual e federal.
