07 NOV 2023
Fisioterapia escolar: Prefeitura leva reeducação postural a 1,4 mil alunos

Palestra e avaliação individual visam mudar hábitos incorretos de postura causados muitas vezes pelo uso indevido de mochilas e celulares

A Prefeitura de Valinhos já atendeu mais de 1,4 mil alunos da rede municipal de ensino por meio do projeto Fisioterapia Preventiva na Saúde Escolar. O público-alvo são os estudantes do 3º ano do ensino fundamental I. Em 2024, o projeto será ampliado e crianças de outras faixas etárias serão contempladas.

Realizada em parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, a iniciativa visa detectar as alterações decorrentes de vícios posturais e estimular a mudança de hábitos.

Uma fisioterapeuta da rede realiza palestras, orientações sobre reeducação postural e avaliação individual em cada alunos, pois os desequilíbrios osteomusculares, muitas vezes, passam desapercebidos na infância. Os alunos aprender como sentar corretamente em sala de aula, como carregar/arrumar mochila e a melhor postura para dormir e para usar o celular.

“Por ainda estarem em processo de crescimento, elas possuem mais vulnerabilidade e imaturidade do sistema musculoesquelético, pois sua ossificação está incompleta, e a orientação postural adequada contribui para a prevenção de lesões”, afirma a fisioterapeuta Giovana Ferraro Barduchi.

As posturas corporais inadequadas e as maneiras indevidas de carregar objetos, como a mochila escolar, podem levar a problemas crônicos na vida adulta, como dores na coluna, por exemplo. Da mesma maneira, o uso do celular se torna outro fator de alerta.

“Para evitar danos ao ficarem curvadas, é importante manter a tela na altura dos olhos, a cabeça centralizada e os ouvidos alinhados com os ombros. A cada 20 ou 30 minutos é necessário mudar de posição e alternar o uso dos dedos para digitar. Os pais devem ficar atentos também”, completa.

Casos que demandam atendimento são encaminhados com data e hora marcada para consulta com o médico ortopedista ou pediatra da rede municipal. Nos casos de alterações decorrentes de sobrepeso, eles são encaminhados para nutricionista, assim como psicólogo e assistente social, se necessário.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos