08 NOV 2023
Dia Mundial da Diabetes: Valinhos terá aferição na rodoviária e nas UBS’s
Valinhenses poderão medir a glicemia em todas as regiões da cidade no dia 14 de novembro

Em comemoração ao Dia Mundial da Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Prefeitura de Valinhos fará aferição de glicemia capilar e orientações sobre prevenção e tratamento em todas as 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 9h às 12h, e no Terminal Rodoviário, das 8h às 11h.

“O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do tema e realizar a detecção precoce por meio de rastreamento, como forma de prevenção”, afirma o secretário de Saúde, João Gabriel Vieira.

A Diabetes é uma doença crônica caracterizada por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) que ocorre quando o corpo não produz ou não consegue usar de forma correta a insulina, o que provoca deficit na metabolização da glicose.

Em Valinhos, o tratamento gratuito é feito através do Programa de Diabetes e Hipertensão Arterial, pelo qual os pacientes passam por atendimento clínico e de enfermagem em todas as UBS’s e participam de grupos de orientação multiprofissional. Os casos que exigem acompanhamento com endocrinologista ou cardiologista são encaminhados ao Centro de Especialidades (CEV). De janeiro a setembro deste ano, mais de 5,5 mil pessoas foram atendidas no município.

Sintomas e prevenção

A Diabetes pode acometer desde crianças até idosos. Os pacientes apresentam sintomas como infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.

A doença pode causar complicações como cegueira, insuficiência renal, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e amputação de membros inferiores. Para se prevenir, é importante seguir dieta saudável, praticar atividades físicas e evitar o tabagismo.

A rede municipal oferece programas gratuitos de tratamento e orientações, como o Programa de Controle ao Tabagismo, destinado a usuários que desejam cessar o uso de cigarro através de grupo educativo. Já o Programa Vida Leve conscientiza os participantes sobre as práticas adequadas de estilo de vida e incorporação de hábitos saudáveis.

Os interessados devem entrar em contato com Departamento de Projetos e Orçamentos pelo telefone (19) 3869-7169, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos