O prefeito de Valinhos, Clayton Machado, participou na última sexta-feira da solenidade da assinatura do decreto que representa a conquista de 269 veículos para transporte de crianças e jovens às Apaes (Associação de Pais Amigos dos Excepcionais) de 246 cidades paulistas.
Ao lado de Jesus Donizete Piva e Roberto Bernardi, presidente e administrador da APAE Valinhos, Clayton Machado atendeu convite do governador paulista e foi recebido, ao final do encontro, para uma reunião no gabinete de Geraldo Alckmin.
"Nossa Valinhos será contemplada com um microônibus adaptado, com capacidade para seis pessoas e quatro cadeirantes. Faço minha a mensagem de Alckmin voltada às Apaes: Nossa palavra é de agradecimento. Vocês, no Brasil inteiro, dão um exemplo que na vida não basta viver; é necessário conviver e participar", disse Clayton.
No gabinete de Alckmin, o prefeito de Valinhos defendeu uma série de projetos que já se encontram em andamento nas diversas secretarias do governo do Estado. Dentre eles, destacam-se: instalação de uma ETEC, abertura da Avenida Joaquim Alves Corrêa, equipamentos para o Centro Cirúrgico da Santa Casa e estudos para viabilidade de uma FATEC.
Apoio às APAES - A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai oferecer 269 veículos para transporte de crianças e jovens às Apaes (Associação de Pais Amigos dos Excepcionais) e outras entidades assistenciais de 246 municípios paulistas. A iniciativa quer aprimorar o atendimento oferecido a 26 mil alunos atendidos por estas instituições conveniadas.
"As Apaes escolhem o modelo e em 60 dias estaremos entregando os veículos 0km com acessibilidade, elevador e adaptados para atender com segurança todos os nossos estudantes e aqueles que as APAEs atendem", disse Alckmin durante seu discurso.
O investimento total é de cerca de R$ 40 milhões para a compra de um veículo por entidade conveniada com a Secretaria da Educação do Estado. São três modelos de transporte, com 10, 15 e 22 lugares. O primeiro lote de ônibus deverá ser entregue até o fim do ano.
Atualmente, a Secretaria possui convênios com Apaes e outras entidades assistenciais no valor total de R$ 84 milhões ao ano. Essas instituições atendem cerca de 26 mil estudantes em todo o Estado. Todas as instituições oferecem atendimento pedagógico e educacional para crianças e jovens com deficiência motora, visual, mental ou auditiva e também para autistas.