09 NOV 2023
Cerca de 2,7 mil alunos da rede municipal realizam prova do SAEB 2023
Foto Noticia Principal Grande
Alunos do 9º ano da EMEB professora Edina Aparecida Bampa da Fonseca, na Reforma Agrária, durante avaliação do Saeb nesta quinta-feira (9).
Avaliações que medem qualidade da educação básica no Brasil tiveram início nesta semana e terminam na próxima quinta-feira (16)

Em Valinhos, 20 escolas municipais realizam neste mês a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite um diagnóstico da educação básica brasileira. Aproximadamente 2.700 alunos das turmas dos 2º, 5º e 9º anos devem participar do exame até 16 de novembro.

Realizado a cada dois anos, o SAEB é aplicado em toda a rede pública e em uma amostra da rede privada, sendo composto por testes e questionários. “O SAEB permite que as escolas e as redes públicas avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes, sendo um importante instrumento para a melhoria da educação no Brasil”, conta a Diretora do Departamento Pedagógico, Elisângela Pereira Barreto. As médias apuradas, junto as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que avalia a qualidade da educação brasileira.

O Secretário da Educação de Valinhos, William Leite da Silva, destaca a importância do SAEB para a rede pública de ensino. “Esta prova é uma ferramenta valiosa que nos permite avaliar o desempenho dos nossos estudantes em diferentes áreas do conhecimento, como português, matemática e outras disciplinas”, diz o secretário. Dada a importância desta avaliação, a Secretaria da Educação solicita que os estudantes não faltem nos dias de avaliação, para que se tenha um aproveitamento efetivo da prova no município.

Confira abaixo a lista das EMEB’s que realizam a prova do SAEB 2023 em Valinhos, assim como as respectivas datas de aplicação:

EMEB Antônio Perseghetti – prova já realizada
EMEB Carlos de Carvalho – prova já realizada