16 NOV 2023
GABINETE DA PREFEITA
SERVIÇOS PÚBLICOS
Asfalto de Verdade: programa chega à região do Jd. São Marcos

Prefeita Capitã Lucimara assinou segunda ordem de serviço para pavimentação de mais seis vias

A segunda ordem de serviço do primeiro lote do “Asfalto de Verdade”, o maior programa de recapeamento da história de Valinhos, foi assinada nesta quinta-feira (16) pela prefeita Capitã Lucimara de Godoy. Desta vez a região beneficiada é a do Jardim São Marcos, com seis ruas a serem contempladas e um investimento de R$ 3,8 milhões que beneficiará diretamente mais de 12 mil moradores.

Além da Rua João Previtale, a principal via de ligação da região central ao Jardim São Marcos e bairros adjacentes, as ruas José Carlos Ferrari, Antônio Cremasco, Belmiro Bruneli, Nadir Aparecida Storani da Silva e Claudemires dos Santos serão recapeadas.

“Em 30 anos como moradora do Jardim São Marcos nunca presenciei um serviço como esse que será iniciado em nosso bairro. O tapa-buraco aqui sempre foi feito com uma ‘casquinha’ de asfalto que, quando chove, já volta a ficar danificado e atrapalhar nossa vida”, relatou a vice-presidente da Associação de Moradores do Jardim São Marcos, Vera Leite.

Moradora da Rua 11 há 30 anos, desde a fundação do Jardim São Marcos, Vera Leite disse que o programa “Asfalto de Verdade” é um ato de coragem da prefeita Capitã Lucimara e que vai beneficiará muito o bairro, trazendo mais segurança e comodidade para moradores e comerciantes. “A resolução da questão dos buracos é a nossa principal necessidade, pois são muitos trechos danificados e que oferecem riscos, tantos para os motoristas, motociclistas, ciclistas e até para pedestres”, comentou.

A prefeita lembrou que "buraco em Valinhos é um problema estrutural que não surgiu de um dia para o outro, vem sendo agravado há décadas e, mais recentemente, com as chuvas torrenciais dos últimos meses". Também destacou que agora o recapeamento será feito de forma adequada e não somente jogando massa asfáltica, como ocorreu em anos anteriores.

“Toda a base deficitária de pavimento será removida e na sequência será aplicada massa asfáltica com quatro centímetros de altura”, enfatizou Capitã Lucimara, ao demonstrar a deficiência de um trecho do pavimento da Rua Antônio Cremasco, onde foi formado um buraco em frente à igreja da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

O “Asfalto de Verdade”, no total, contemplará mais de 91 quilômetros de extensão, somando 207 vias em todas as regiões do município, com o investimento no total de R$ 93 milhões.

Estiveram ao ato de assinatura da segunda ordem de serviço do “Asfalto de Verdade” os vereadores Thiago Samasso e Gabriel Bueno, além da chefe de gabinete, Claudineia Vedemiatti Serfaim, os secretários de Governo, Crislanio Lopes, e de Serviços Públicos, Mário Ivo Mengon. Também prestigiaram secretários de outras pastas da administração municipal, moradores e comerciantes da região.

INVESTIMENTO RECORDE
O primeiro lote do programa Asfalto de Verdade é de R$ 27 milhões de recursos da Prefeitura, com previsão de seis meses de vigência, e contemplará 23 vias. Já no segundo lote serão investidos R$ 16 milhões também de recursos próprios e outros R$ 50 milhões de financiamento, já aprovado pela Câmara Municipal, proveniente do Desenvolve SP, agência de fomento do Estado de São Paulo. Nesta etapa serão beneficiados mais 184 vias da cidade.