16 NOV 2023
SAÚDE
Lei Lucas: CEMEI’s e creches contratadas de Valinhos receberam formação em primeiros socorros
Último treinamento aconteceu nesta segunda (13) no Colégio Rinnovare. Ao todo, mais de 1,2 mil profissionais foram capacitados

A Prefeitura de Valinhos, por meio das Secretarias da Educação e da Saúde, promoveu uma capacitação em noções básicas de primeiros socorros para todos os servidores e professores da rede municipal de ensino. Nesta segunda feira (13) aconteceu no Colégio Rinnovare o último dia dos treinamentos, nos quais mais de 1,2 mil profissionais dos CEMEI’s e creches contratadas foram capacitados, conforme estabelecido pela Lei Lucas (13.722/18).

As formações foram ministradas pelo enfermeiro Glauco César Ceranto, que atua na Secretaria da Saúde de Valinhos e no SAMU Campinas. Segundo ele, ensinar noções básicas de primeiros socorros às equipes escolares é primordial para garantir um bom atendimento em casos de emergência. “São muitas vidas sob os cuidados da equipe escolar e essa formação pode ser utilizada no cotidiano da escola, no dia a dia. Assim, nós melhoramos a seguranças dos alunos e o atendimento em caso de emergência escolar, cuidando bem do paciente até a chegada da ambulância”, ressalta.

O curso abordou técnicas e práticas em primeiros socorros a adultos e crianças, como manobras de desengasgo, conhecida como Heimlich, convulsão, queimadura e parada cardiorrespiratória. Além disso, habilidades necessárias ao socorrista, como a comunicação com os serviços de emergência e avaliação da cena também foram discutidos, seguindo a metodologia do "Hands Only" - Primeiros Socorros somente com as mãos!

“Funcionários de todos os departamentos foram treinados, então a partir de agora sabemos como proceder em ocasiões de urgência e emergência, sem ter medo ou entrar em desespero”, diz Alessandra Toledo, funcionária de RH do Colégio Rinnovare. A cozinheira escolar Marileide Quirino Alves também recebeu a formação em primeiros socorros e destaca a importância da ação para a vida escolar. “Com esse curso, pudemos aprender como reagir em uma situação de emergência. Como trabalhamos com muitas crianças, precisamos estar preparados para tudo e a formação nos deu noções básica para isso”, conta.

O Secretário da Educação, William Leite da Silva, destaca a importância dessas formações para a vida escolar no município. “A segurança e o bem-estar dos nossos alunos sempre foram prioridades, e acreditamos que o conhecimento em primeiros socorros desempenha um papel crucial para isso”, diz. A formação nos CEMEI’s e creches contratadas de Valinhos começou em agosto e preparou todos os funcionários das unidades escolares, desde a equipe gestora, passando por professores, funcionários de limpeza e cozinheiras. “Acreditamos que a preparação de todos é fundamental para criar um ambiente seguro e acolhedor.”, conclui o secretário.
Fonte: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos