O prefeito Clayton Machado (PSDB), defendeu investimentos federais para viabilização do maior projeto habitacional da história de Valinhos em encontro com a presidente Dilma Rousseff. O encontro foi realizado em Campinas, durante visita de Dilma para inauguração de 520 unidades habitacionais no Jardim Satélite Iris. O projeto de Valinhos soma, na primeira etapa, 900 unidades e pode atingir 1.200, todas dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.
"No encontro, tive a oportunidade de reforçar, diretamente com Dilma e com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, o pedido para liberação de recursos federais, a fim de que possamos viabilizar a segunda linha de captação de água do Rio Atibaia", informou o prefeito, que no mês de junho participou de audiência em Brasília para apresentar o projeto técnico solicitado pelo comitê gestor do PAC – Programa de Aceleração de Crescimento.
A Prefeitura de Valinhos solicitou os recursos a fundo perdido, em razão de uma dívida consolidada que soma quase o orçamento anual do município e impede a participação em linhas de financiamento, mesmo em bancos públicos. Segundo o Tribunal de Contas, Valinhos tem a terceira maior dívida per capita do Estado de São Paulo. Coincidentemente, a maior parte dessas dívidas se originaram com as obras da primeira linha de captação de água, na década de 90.
"A segunda linha de captação é uma obra essencial, não só para o abastecimento da cidade, como também para efetivarmos o maior projeto de habitação popular da história de Valinhos, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. Nosso pedido, no valor de aproximadamente R$ 10 milhões, já está em análise, no comitê gestor do PAC, e acredito estarmos próximos desta conquista histórica", destacou Clayton Machado.