24 NOV 2023
SAÚDE
Dengue: Valinhos terá ação em escolas e em locais públicos na Semana de Mobilização contra Arboviroses

Estandes informativos serão posicionados em pontos estratégicos da cidade

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promoverá de 27 de novembro a 2 de dezembro a Semana de Mobilização Social para Ações de Controle das Arboviroses, campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti do Governo Estadual. Equipes de endemias estarão em locais estratégicos da cidade para conscientizar a população sobre os cuidados preventivos e levarão palestras a escolas municipais para cerca de mil alunos.

“Nosso objetivo, além da conscientização, é fazer com que os munícipes saibam que os agentes são seus parceiros contra o mosquito, assim cada cidadão se torna um multiplicador, atentando-se e eliminando os principais focos de proliferação”, afirma o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.

As palestras começarão na segunda-feira (27) na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Antônio Perseghetti durante todo o dia, na terça-feira (28) será a vez do SENAI Valinhos no período da manhã e na quarta-feira (29) acontecerá na Carlos de Carvalho Vieira Braga, também o dia inteiro. Na quinta-feira (30), os alunos da Profª Fanny Moleta participarão no período da manhã e os do Colégio Visconde de Porto Seguro assistirão à tarde. Já na sexta-feira (1º), os estudantes da parte da tarde da Profª Fanny Moleta serão contemplados.

Os estandes de conscientização sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti ficarão espalhados pela cidade. Na segunda-feira (27) as equipes estarão na rodoviária e no Largo São Sebastião durante todo o dia. Na terça-feira (28) a estrutura será montada de manhã no Poupa Tempo e no Largo São Sebastião e a tarde no Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva e no Shopping Valinhos. Na quarta-feira (29) será a vez do Paço Municipal e do CLT receberem a ação o dia inteiro.

Já na quinta-feira (30) as equipes estarão no Poupa Tempo e no Largo São Sebastião de manhã e no CLT e no Shopping Valinhos no período da tarde. Na sexta-feira (1º) será na rodoviária e no Largo São Sebastião durante todo o dia. Para finalizar, o estande será posicionado durante todo o sábado (2) na Rua Raimundo Bissoto, no bairro Vila Bissoto, junto a festa de encerramento da terceira fase do 'Valinhos em Ação'. Na parte da manhã outra equipe estará também na rodoviária.

Prevenção e combate

Os casos de dengue diminuíram 84% neste ano em Valinhos. Balanço divulgado nesta sexta-feira (24) mostra que de janeiro até novembro foram registrados 182 positivos. No ano passado, no mesmo período, foram 1.137. Já em relação a Zika e Chikungunya, a cidade não apresentou casos confirmados.

Durante todo o ano, a Prefeitura realiza a Busca Ativa de casos suspeitos de dengue nas residências. Quando o imóvel está fechado, a visita é feita no período noturno, sempre às terças e quintas-feiras, e também aos sábados pela manhã, duas vezes por mês. Durante a ação também é realizado o Bloqueio e Controle de Criadouros. Além disso, também é feita a conscientização com estandes informativos em vários pontos da cidade, escolas e empresas com distribuição de folders.

Com ações simples em suas residências, a população pode evitar focos de criadouros, como: eliminar o prato de planta ou usar um prato justo ao vaso; deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura; retirar objetos que acumulam água, como potes e garrafas; e manter materiais de reciclagem em sacos fechados e em local coberto.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos