04 DEZ 2023
VALINHOS EM AÇÃO
Valinhos em Ação: encerramento da 3ª fase teve serviços gratuitos, lazer e diversão para toda a família

Força-tarefa levou manutenção e melhorias ao Centro e mais 29 bairros

A festa de encerramento da terceira edição do Programa Valinhos em Ação movimentou a região central no último sábado (2). O evento aconteceu na Praça Lions Club, em frente à Avenida dos Esportes, e foi marcado por muito lazer para toda a família, diversos serviços gratuitos, além do anúncio da reforma da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e da Unidade de Pronto-Atendimento Infantil (Upinha).

No evento a população contou com atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e de vários serviços de saúde, como aferição de pressão e glicemia e orientações das áreas de odontologia e vigilância epidemiológica.

“Cantinho da Leitura”, plantio e distribuição de mudas, minicircuito de trânsito, corte de cabelo, manicure e massagem, além da pintura do banheiro público da praça por uma artista valinhense, foram outros pontos altos da realização. Os moradores também puderam prestigiar apresentações musicais e a criançada se divertiu com os brinquedos infláveis, contação de história, pintura facial e distribuição de pipoca e de algodão doce.

Na data também houve o lançamento da quarta horta comunitária da Prefeitura. A ação é uma realização das secretarias de Assistência Social e Serviços Públicos e da Coordenaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres. A horta fica no bairro Boa Esperança, próximo à Casa dos Conselhos, que funciona na Rua Trinta e Um de Março, s/nº, Praça Anny Caroline Bracalente.

Força-tarefa

A terceira fase do Valinhos em Ação contemplou o Centro e mais 29 bairros nos meses de outubro e novembro. Desenvolvido pela Prefeitura, o projeto leva uma força-tarefa de serviços públicos e melhorias em diversas áreas, como saúde, educação, esportes e infraestrutura.

A quadra poliesportiva da Rua Princesa Isabel e a quadra de futebol de areia da Rua Ignácio Spadaccia receberam diversas melhorias com a revitalização de toda a estrutura. A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Luiz Antoniazzi, no bairro Santo Antônio, também está passando por uma ampla reforma e que vai beneficiar cerca de 800 alunos e toda a comunidade escolar.

O Terminal Rodoviário está recebendo manutenção nos banheiros, assim como o Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC), onde está sendo feita a reconstrução da rampa de acesso ao palco e reparo no calçamento de intertravados. O Teatro Municipal Darci Rossi, o prédio do Procon e a guarita do estacionamento do Paço Municipal também estão passando por adequações do espaço.

As obras para a implantação de uma farmácia com funcionamento 24 horas também fazem parte do pacote de melhorias. O prédio fica anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que antes abrigava o Serviço de Atendimento Móvel de Valinhos (SAMV).

Além disso, todos os bairros tiveram poda de árvores, roçamento, manutenção de áreas verdes e plantio de mudas, raspadinha e pintura de guias nas vias públicas principais, limpeza de áreas com lixo e entulhos, sinalização de trânsito, limpeza e manutenção de bocas de lobo, reparos em calçadas, manutenção de iluminação pública, além de pequenos reparos em bancos e alambrados, manutenção e reforma varrição de vias públicas.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos