05 DEZ 2023
Museu municipal recebe exposição fotográfica “Retratos da Etiópia”

Atração cultural ficará em cartaz de 6 de dezembro até 2 de janeiro, das 9h às 16h

Exposição fotográfica “Retratos da Etiópia” chega ao Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto em Valinhos nesta quarta-feira (6), com cerimônia de abertura e música ao vivo às 19h. A obra itinerante estreou em novembro e celebra o mês da Consciência Negra, exaltando belezas ancestrais. É produzida pela jornalista e fotógrafa brasileira Carolina Tulim. A atração cultural ficará em cartaz de 6 de dezembro até 2 de janeiro, após a abertura, com horário das 9h às 16h.

Com retratos feitos em junho deste ano em expedição fotográfica na Etiópia, na África Oriental, as fotos da exposição foram clicadas em um dos locais mais importantes do país, a cidade de Lalibela, que possui 11 igrejas cristãs ortodoxas esculpidas em pedra bruta e que datam dos séculos XII e XIII. Mais do que reafirmar o imensurável valor arquitetônico de seus templos, nesta mostra, a fotógrafa buscou ilustrar seu interesse em retratar a beleza e o modo de vida do povo etíope que vive distante da capital, com suas cores, hábitos, crenças e hospitalidade.

"Apesar de a língua na Etiópia ser o amárico, que possui inclusive seu próprio alfabeto, a comunicação foi sempre facilitada, seja em inglês ou mesmo por gestos e expressões faciais, pela abertura, gentileza e hospitalidade das pessoas em Lalibela. Sentimo-nos seguros, bem recebidos e acolhidos pela comunidade durante todo o tempo. E o modo natural como posam para a câmera reflete a bondade genuína que constitui sua forma de ser. A Etiópia é um lugar que definitivamente está entre os mais incríveis onde já estive", relata Tulim.

Carolina vive fora do Brasil há seis anos, sendo quatro em Moscou, na Rússia, e dois anos em Roma. Em 2019, foi selecionada para expor suas fotografias na instituição de artes mais antiga da Rússia, a Russian Academy of Arts, sediada em Moscou. A mostra teve curadoria de Grigory Bogomolov e incluiu artistas de nove países. No mesmo ano, realizou exposições individuais em Goiânia e em Brasília com o tema "Rota da Seda - um olhar brasileiro sobre a Ásia Central", que incluíram registros feitos no Uzbequistão, Quirguistão e Cazaquistão.

A fotógrafa mantém o projeto "Clicks Around the World", que contém os cliques de expedições fotográficas que realizou para mais de 50 países, em quatro continentes. A última delas incluiu Tailândia, Camboja e Vietnã e se prepara para virar livro.

Exposição: “Retratos da Etiópia”

Data da abertura: 6 de dezembro, às 19h

A exposição ficará em cartaz até 2 de janeiro de 2024, das 9h às 16h

Local: Museu e Acervo Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto (Antiga Estação Ferroviária)

Endereço: Rua Doze de Outubro, s/nº, Centro, Valinhos.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos