05 DEZ 2023
SAÚDE
Mais de mil alunos participam de palestras na Semana de Mobilização contra Arboviroses

Além das escolas, estandes informativos ficaram posicionados em sete locais estratégicos da cidade

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, levou palestras a cerca de mil alunos de escolas municipais e instalou estandes informativos em diversos pontos estratégicos da cidade na Semana de Mobilização Social para Ações de Controle das Arboviroses, comemorada de 27 de novembro a 2 de dezembro.

A campanha do Governo Estadual visa conscientizar a população sobre os cuidados preventivos e as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que além da Dengue, transmite também Zika e Chikungunya.

Alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s) Antônio Perseghetti, Carlos de Carvalho Vieira Braga, Profª Fanny Moleta e do Colégio Visconde de Porto Seguro e Senai Valinhos participaram de palestras educativas.

Além disso, as equipes ficaram posicionadas em estandes dando orientações e distribuindo folders na rodoviária, no Largo São Sebastião, no Poupa Tempo, no Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva, no Shopping Valinhos, no Paço Municipal e na festa de encerramento da terceira fase do 'Valinhos em Ação', na Praça Lions.

Ações de combate

Os casos de dengue diminuíram 84% neste ano em Valinhos. Balanço divulgado nesta terça-feira (5) mostra que de janeiro até o momento foram registrados 182 positivos. No ano passado, no mesmo período, foram 1.137. Já em relação a Zika e Chikungunya, a cidade não apresentou casos confirmados.

Durante todo o ano, a Prefeitura realiza a Busca Ativa de casos suspeitos de dengue nas residências. Quando o imóvel está fechado, a visita é feita no período noturno, sempre às terças e quintas-feiras, e também aos sábados pela manhã, duas vezes por mês. Durante a ação também é realizado o Bloqueio e Controle de Criadouros. Além disso, também é feita a conscientização com estandes informativos em vários pontos da cidade, escolas e empresas com distribuição de folders.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos