09 DEZ 2023
Centro de Referência do Autismo vai dobrar capacidade de atendimento
 Mais de 2,5 mil atendimentos foram realizados em 90 dias para 60 pacientes

As famílias dos pacientes atendidos pelo Centro de Referência do Autismo de Valinhos (CAV) comemoraram neste sábado (9) os 90 dias do seu funcionamento. O local atende 60 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e vai dobrar a capacidade em 2024.

O anúncio foi feito pela prefeita Capitã Lucimara de Godoy. "Nesses quase três meses o CAV vem dando todo o suporte necessário para que essas crianças possam ter a qualidade de vida melhorada, para que elas se desenvolvam. Hoje, tenho a imensa alegria de dizer que teremos mais 60 vagas disponíveis e que no ano que vem atenderemos 120 pacientes”, afirma.

Inaugurado em 18 de setembro, o serviço já realizou mais de 2,5 mil atendimentos especializados nas áreas de psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, pedagogia, neuropediatria, terapia ocupacional e fisioterapia, além de assistência e atividades para promover a integração com a família dentro do espaço.

Eliasa Uliach, mãe da Sara, já observou evolução na filha. “Melhorou a qualidade de vida dela. Essa equipe é muito competente, pois, além das crianças, ela acolhe a família toda. Eu me sinto em casa e acolhida, por isso quero agradecer muito a todos os envolvidos nesse projeto”, disse.

As crianças se divertiram com brinquedos infláveis e com a participação do Papai Noel. A festa teve ainda muita pipoca e algodão doce gratuitos.

Estiveram presentes a chefe de Gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafin, o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira e demais secretários municipais, além dos vereadores César Rocha, Gabriel Bueno, Simone Bellini e Alexandre Japa, que fez o uso da palavra por defender a causa.

Compareceram também as presidentes do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Leticia Françoso, e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Claudia Melchert, e o vereador de Campinas Jesiel Silva, representando o deputado estadual David Soares.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos