12 DEZ 2023
Prefeitura intensifica prevenção de acidentes com escorpião e orienta população
Cuidados dentro de casa são fundamentais; valinhenses também podem recorrer aos ecopontos para o descarte de materiais inservíveis

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, pede a colaboração da população para evitar acidentes com escorpiões nesta época de altas temperaturas, quando o risco aumenta.

Dentro das residências, a recomendação é vedar ralos de chão e pias, além de frestas e vãos de portas e janelas que permitam a entrada desses animais.

O lixo doméstico deve ser acondicionados em sacos plásticos, com destino ao serviço de coleta, o que colabora com a diminuição das fontes de alimento dos escorpiões, como grilos, baratas, aranhas, entre outros animais peçonhentos.

É importante também verificar cuidadosamente os calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los. Evitar o acúmulo de detritos, entulhos, folhas secas, gravetos e objetos que possam servir de abrigo para os escorpiões nos terrenos e quintais é imprescindível. Nos imóveis em obras, o ideal é remover ou mudar periodicamente os materiais de construção de lugar.

Vedar as fossas sépticas para evitar a passagem de baratas e escorpiões também é necessário.

“A Operação Cata-Bagulho, entre outras ações desenvolvidas pela Prefeitura são fundamentais para a prevenção, pois coíbe o descarte irregular de móveis, sucatas, eletrônicos volumosos e outros materiais que frequentemente abandonados em locais públicos. Mas o papel da população nesta luta, que é de todos nós, é insubstituível”, alerta o secretário de Saúde, João Gabriel Vieira.

ECOPONTOS

Valinhos possui também ecopontos para a destinação correta destes materiais. O Ecoponto 1, que fica à Rua João Bissoto Filho, n⁰ 2.245, no Bairro Ortizes (ao lado do Recanto dos Velhinhos).Já o Ecoponto 2 está localizado à Rua Antônio Cremasco, altura do n⁰ 165, Bairro Santa Gertrudes. O horário de funcionamento nos dois locais é de segunda a sábado, das 7h40 às 16h.

COMO AGIR EM CASO DE PICADAS

Ao ser picada, a pessoa deve limpar o local com água e sabão, aplicar compressa morna e procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), a Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico ou o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) do Hospital das Clínicas da Unicamp, referência para Valinhos. O endereço é Av. Vital Brasil 251, 2º andar, Bloco F3. Hospital das Clínicas Cidade Universitária, telefone (19) 3521-7573.

Em caso de acidente com crianças menores de 10 anos, é recomendado buscar diretamente a CIATox o mais rápido possível em virtude da possibilidade de quadros graves.

Além da dor local que aparece logo após a picada, seguida de ofegância, batimentos cardíacos aumentados, formigamento, aumento da temperatura, inchaço leve, vermelhidão, arrepio dos pelos e suor, podem ocorrer vômitos, sonolência, tremores e produção excessiva de saliva.